Gasolina e etanol com preços elevados? Confira dicas para economizar combustível

Gasolina e etanol com preços elevados? Confira dicas para economizar combustível

A escalada nos preços dos combustíveis parece não ter fim. Nós, meros consumidores finais dessa complexa cadeia de produção, não temos – muitas vezes – a noção dos motivos que levam, em menos de um ano, a uma subida de quase 74% no preço da gasolina. Na prática, são duas questões: o preço do petróleo e a cotação do dólar.

O petróleo, como um insumo que é consumido em todo o planeta, tem o seu preço internacionalizado. Assim que o preço do barril sobe na bolsa internacional de Roterdã, na Holanda, a gente sente o reflexo na bomba de combustível quando vai abastecer o carro.  

A outra variável é o dólar. Afinal, como o preço do barril é cotado em dólar, toda a vez que a aumenta o preço de um dólar na nossa moeda, o petróleo e tudo o que se compra em dólar fica automaticamente mais caro.  Esses dois elementos que compõem o preço do petróleo que a gente paga estão vindo sistematicamente em alta nos últimos meses.

Diante de um cenário cada vez mais incerto sobre o futuro dos preços dos combustíveis, saber como economizar gasolina no dia a dia passou a ser fundamental. Por isso, nós separamos algumas dicas de conservação e de condução do seu carro para te ajudar a gastar menos combustível nas suas viagens. Acompanhe!

 

Não adie as revisões

Um motor bem lubrificado e com os componentes em ordem não vai consumir mais combustível que o necessário. Revise o carro periodicamente e mantenha o cronograma sugerido pelos fabricantes de troca das velas e dos filtros de ar, de óleo e de combustível.

 

Mantenha a atenção nos pontos de rotação do motor

Crie o hábito de trocar as marchas sempre na rotação correta, evitando que o motor dê solavancos de rotação ou gire acima do necessário em cada nível de velocidade.

 

Pondere o uso do ar-condicionado

O sistema de ar-condicionado é um grande vilão quando se pensa em economizar combustível, especialmente nos modelos equipados com motor de menor cilindrada. Por isso, pense bem na necessidade de andar com o ar ligado.

 

Esquentar o motor? Coisa do passado!

 Os modelos mais novos, com a tecnologia da injeção eletrônica, não exigem mais aquele hábito de aquecer o motor antes de sair. Por isso, ao dar a partida, não é necessário dar aquele tempo antes de movimentar o veículo. Para modelos flex, a dica é apenas não esquecer de abastecer o reservatório de gasolina para partida a frio.

 

Zele pelos pneus do seu carro

Pneus em ordem são aliados para aumentar a eficiência energética do carro. Se os pneus estiverem murchos ou calibrados para menos, aumenta o atrito do carro com o terreno, gerando mais consumo.  O alinhamento e o balanceamento diminuem os desgastes e evitam trepidações, igualmente aumentando o desempenho do motor.

 

Gostou deste conteúdo? Fique sempre de olho em nosso blog para saber mais novidades sobre o universo automotivo.

compartilhe:

Outras Dicas e notícias
sobre carros

Lista de calhas atualizada
Onde Comprar Produtos TGPoli
acompanhe nossas redes sociais
© TgPoli 2019. Todos os direitos reservados