O que são cavalos de potência do carro?

O que são cavalos de potência do carro?

Quando nos deparamos com os dados técnicos de um veículo automotivo, temos entre as características do motor um indicador com a abreviatura “CV”. Essa unidade de medida se refere à potência do equipamento, e remete à unidade de medida de cavalos.

Parece algo fora de propósito, em pleno século XXI, pensar que a força motriz de um equipamento com tanta tecnologia possa ser medida a partir da referência de um animal.  Para entender melhor essa definição dos cavalos de potência, confira esse conteúdo especial para você. Confira!

 

De onde surgiu essa unidade de medida?

Para compreender por que, ainda hoje, a potência dos motores é medida em cavalos, precisamos dar um passo grande para trás e olhar para o trabalho das minas de carvão no século XVIII. Naquele tempo, as esteiras instaladas para fazer subir até a superfície o carvão extraído em profundidade eram movidas por cavalos. Eles, ao andarem em círculos, faziam girar as engrenagens e movimentar as esteiras. Essa tração animal se manteve como padrão nas minas até por volta de 1770, quando começaram a ser produzidas em escala as primeiras máquinas a vapor, inventadas pelos britânicos James Watt Joseph Black.

Os dois inventores, no entanto, não tinham clareza de como poderiam divulgar uma medida de potência para os equipamentos. Então, decidiram compará-la com o desempenho dos cavalos nas minas.

 

Qual a matemática envolvida nessa história?

Na época de James Watt, o sistema de medidas usado era o pé-libra. Isso quer dizer o seguinte: quanto de energia é necessário para mover uma libra (453g) por 30 cm (um pé). Analisando o desempenho de um cavalo, os inventores perceberam que, no tempo de um minuto, um animal poderia transportar 330 libras (150kg) por 100 pés (30 metros). Com os cálculos, a conversão dos valores ponta para a referência de 1CV = 735,5 Watts.

 

Qual a diferença ente CV e HP?

As medidas de CV (Cavalo-Vapor) e HP (horse-power, ou cavalo de força, numa tradução livre) não são exatamente iguais, apesar de serem muito próximas. Na escala, 1 CV é igual a 735,5 watts; e 1 HP corresponde a 745,7 watts. Na escala, portanto, 1 CV corresponde a 0,9863 HP; e 1 HP corresponde a 1,0139 CV. Em resumo, um motor de 100 HP possui 100,6 CV.

 

E nos carros, como isso funciona?

Para entender o valor dos cavalos no carro, é necessário entender que, quanto maior o indicador, mais energia o motor é capaz de produzir para deslocar mais peso embarcado. Vamos adotar, por exemplo, um motor que tem especificação de 80 CV de potência. Considerando essas medidas e os cálculos de laboratório, pode-se afirmar que um motor com essa potência será capaz de deslocar 20 toneladas, numa velocidade de 30 centímetros por segundo.

A potência do carro, por sua vez, é medida por meio de um aparelho chamado dinamômetro. Os sensores instalados nesse equipamento medem quantas rotações por minuto o motor é capaz de produzir. Essa informação, ao ser computada, gera um indicador de torque – força de deslocamento – que o motor consegue suportar com determinada rotação. A potência do carro, portanto, vai variar mediante as características mecânicas do motor: quantidade de câmaras de combustão, número de válvulas e pistões, entre outras.

Gostou desse conteúdo? Pois então continue navegando em nosso site! Confira uma seleção de dicas especiais sobre os cuidados com a estética do seu carro.

compartilhe:

Outras Dicas e notícias
sobre carros

Lista de calhas atualizada
Onde Comprar Produtos TGPoli
acompanhe nossas redes sociais
© TgPoli 2019. Todos os direitos reservados