Tração do carro: entenda o que é e quais são os tipos

Tração do carro: entenda o que é e quais são os tipos

Os modelos de veículos disponíveis atualmente no mercado se diferenciam uns dos outros por nível de tecnologia embarcada, modelo de motor, tipo de acabamento e pela especificação de uso ideal. Modelos pensados para uso em ambientes urbanos estão equipados com tecnologias diferentes daquelas usadas em modelos off road ou caminhonetes. Entre os elementos que marcam a distinção dos modelos, está o tipo de tração instalada na mecânica do veículo.

Para ajudar você a entender o que é esse sistema e quais as diferenças entre as especificações oferecidas pelas montadoras, nós preparamos o material a seguir. Confira!

 

O que é tração automotiva?

A tração do carro tem esse nome porque deriva do movimento físico de puxar, arrastar. Está relacionada à energia cinética (de movimento) emitida pelo motor para as rodas do carro, fazendo com que esta seja maior do que o peso do carro e que o atrito do veículo com a superfície, promovendo o deslocamento do veículo.

 

Qual a diferença entre tração dianteira e tração traseira?

Nos modelos fabricados com tração dianteira, a potência do motor é enviada às rodas dianteiras. Normalmente o motor, a caixa de câmbio e o conjunto mecânico estão instalados na parte da frente do carro. Isso faz com que o peso dos equipamentos esteja depositado logo acima das rodas tratoras, melhorando a aderência dos pneus e diminuindo o desperdício de energia. Em modelos de pegada mais esportiva, é comum vermos a potência sendo  enviada às rodas traseiras, favorecendo mais sensibilidade de direção ao liberar as rodas da frente.

 

O que significam as siglas e números dos indicadores de tração?

Tração 4×2

A fórmula de tração 4×2 significa que, naquele modelo, existe tração mecânica em duas de suas quatro rodas – podendo ser as da frente (tração dianteira) ou as de trás (tração traseira).

Tração 4×4

Quando verificamos um modelo com tração 4×4, quer dizer que a potência do motor está distribuída nas quatro rodas do carro. Esse tipo de tração é recomendado para garantir melhor mobilidade em terrenos irregulares, não asfaltadas ou em estradas com barro.

Tração AWD

Esse modelo eletrônico possui sensores que, em tempo real, distribuem a potência aos pares de rodas ou ao conjunto dependendo da necessidade e dos desafios que o terreno e a velocidade exigem.

 

Qual modelo escolher?

Se você tem o costume ou a necessidade de transitar por estradas de chão ou ambientes rurais, talvez seja mais aconselhável ter à disposição um veículo com tração 4×4 ou AWD. No entanto, se o uso do carro for apenas para se locomover em áreas urbanas, um modelo convencional com tração 4x2 dianteira (mais comum no mercado brasileiro) é o suficiente.

Atualmente, os modelos de SUV ou off road mais modernos vêm equipados com possibilidade de variação do modelo de tração pelo motorista  (4x2 ou 4x4) ou ainda com um controle eletrônico que permite a otimização da energia e o aumento da estabilidade.

 

Está pensando em deixar seu carro ainda mais bacana? Conheça os acessórios ideais para ele clicando aqui.

compartilhe:

Outras Dicas e notícias
sobre carros

Lista de calhas atualizada
Onde Comprar Produtos TGPoli
acompanhe nossas redes sociais
© TgPoli 2019. Todos os direitos reservados