Confira os melhores acessórios para caminhonetes

Está cada vez mais comum ver caminhonetes nas ruas e rodovias brasileiras. Antes pensadas pelos fabricantes para o uso em ambiente rural, em estradas de terra ou altamente acidentadas, elas hoje ganharam em requinte e esportividade, tomando também espaço nos ambientes urbanos.

E, claro, como esse tipo de veículo ganhou popularidade, a indústria também acompanhou essa evolução e oferece vários acessórios automotivos específicos. Separamos aqui uma lista de itens para você conhecer e instalar na sua caminhonete, com o objetivo de personalizar seu veículo e, ao mesmo tempo, oferecer mais conforto e segurança ao dirigir. Confira!

 

Capota             

Ela é essencial para quem precisa preservar a integridade das cargas na caçamba. Imagine ir viajar, colocar malas atrás da caminhonete e tomar aquela chuva na estrada! Chegar ao destino com tudo molhado não vai ser legal.

São muitos os tipos e materiais disponíveis para as capotas – podem ser fixas ou removíveis, de fibra, de lona, com ou sem vidro nas laterais, mais altas ou mais baixas que a cabine principal. O que comprar? Depende do tipo de uso, do tratamento estético que se deseja e também do orçamento disponível.

 

Alargador

A lista de acessórios para caminhonetes também traz esse acessório que confere ainda mais presença aos veículos. Posicionado entre a calota e o pneu, o alargador aumenta a distância entre as rodas e a carroceria, dando mais altura e imponência ao veículo.

O alargador deve ser adquirido em conjunto, para uso em todas as rodas. E atenção! Verifique as medidas para adquirir peças compatíveis com a marca e o modelo da sua caminhonete.

 

Bumper

Trata-se de uma peça instalada junto ao para-choque para proteger contra riscos e batidas. Além disso, a peça dá uma imponência à caminhonete, deixando-a com um aspecto mais robusto. É muito fácil de instalar, pois é essencialmente colocado por encaixe. Todavia, é importante consultar as medidas antes de efetuar a compra.

 

Santo Antônio

Ele tem nome de santo e, de fato, tem uma função de proteger o veículo. Trata-se de uma peça cromada, em forma de esquadria, que permite amarrar os materiais que estão sendo transportados na caçamba. O travamento da carga impede tanto que ela escape do veículo quanto que se choque com o vidro traseiro da cabine, aumentando a segurança dos ocupantes.  Há ainda modelos que vêm acoplados com dois faróis que podem iluminar o caminho a partir do alto da cabine.

 

Apara-barro

Esse acessório não cumpre apenas uma função estética, mas especialmente ajuda na preservação dos pneus e dos componentes de suspensão e da parte exposta da carenagem da caminhonete. O apara-barro, quando instalado, cria uma barreira que dificulta a entrada de resíduos de terra e lama resultantes da rodagem em terrenos nessas condições. Conforme os pneus rodam, esses detritos escorrem e voltam ao solo, não espirrando para cima.

As peças acabam então preservando o sistema de molas e ouros componentes que são responsáveis pelo balanço e pela estabilidade do veículo. É garantia de mais segurança, especialmente em ambientes off road. A dica da personalização também vale aqui: procure pelo acessório adequado à marca, modelo e ano de fabricação da sua caminhonete.

 

Gostou desse conteúdo? Confira também 4 razões para comprar acessórios automotivos!

compartilhe:

Outras Dicas e notícias
sobre carros

acompanhe nossas redes sociais
© TgPoli 2019. Todos os direitos reservados