5 mitos e 5 verdades sobre carros

5 mitos e 5 verdades sobre carros

O que você sabe sobre os carros? Quando o tema é a maior paixão dos brasileiros, não faltam especialistas no assunto. Porém, existem muitas “crenças” quanto aos cuidados, características e manutenção dos possantes que não passam de lendas. Mas como saber o que é mito e o que é verdade? Destacamos alguns destes pontos para você tentar adivinhar o que é verdade e o que não é. Ao final do conteúdo, confira o que você conseguiu acertar!

Mito ou verdade?

1) Veículos brancos, pretos e pratas têm revenda mais fácil.

2) Vidros escuros ajudam a reduzir o calor.

3) Quanto mais pesado o carro, maior o gasto de combustível.

4) O motor precisa ser aquecido nos dias mais frios.

5) Deixar o carro em ponto morto nas descidas, a chamada banguela, traz economia de combustível.

6) É indicado misturar gasolina e álcool nos veículos flex para o combustível render mais.

7) Deixar o ar-condicionado ligado gasta o gás do sistema.

8) Pé o tempo todo na embreagem pode encurtar a vida das peças.

9) Dirigir com os vidros abertos consome mais combustível.

10) Atravessar lombadas com as rodas na diagonal é melhor para o carro.

5 Mitos

O motor precisa ser aquecido nos dias mais frios.

Isso é um mito! Essa prática caiu em desuso nos modelos de automóveis mais novos devido à injeção eletrônica. Graças a ela e à maior eficiência das atuais bombas de óleo e combustível, a lubrificação do sistema e a dosagem da mistura de ar e combustível já estão programadas automaticamente para a próxima partida. Atualmente, o motor deve ser aquecido com o carro em movimento.

Deixar o carro em ponto morto nas descidas, na banguela, traz economia de combustível.

Isso é mito porque nos carros com injeção eletrônica o sistema identifica que não precisa injetar combustível e interrompe o fluxo vindo do tanque. Além disso, é questão de segurança usar o freio motor nas descidas. Portanto, nunca use a banguela.

É indicado misturar gasolina e álcool nos veículos flex para o combustível render mais.

Os carros flex estão preparados para ter o mesmo rendimento com álcool ou gasolina e com qualquer mistura entre os dois combustíveis. Não existe a história de fazer contas para colocar um percentual de álcool e outro de gasolina.

Deixar o ar-condicionado ligado gasta o gás do sistema.

Ligar o ar-condicionado do carro não gasta o gás do sistema. Aliás, não precisa ser completado ou reposto se tudo estiver em dia. Ele só vazará em caso de defeito.

Atravessar lombadas com as rodas na diagonal é melhor.

As suspensões dos carros modernos estão preparadas para as lombadas, portanto, o melhor é atravessá-las com o carro reto em baixa velocidade, para ter menos torção no monobloco e não sobrecarregar os amortecedores.

5 Verdades

Veículos brancos, pretos e pratas têm revenda mais fácil.

Verdade. Os modelos dessas cores são, sim, mais “comercializáveis”, pois muitos compradores já procuram veículos desse tipo. Isso pode parecer bobagem, mas vários compradores apresentam resistência ou não gostam de carros de outras cores.

Vidros escuros ajudam a reduzir o calor.

Sim, as películas não só reduzem o impacto da luz como também diminuem a radiação solar e a temperatura interna do painel em até 20%.

Quanto mais pesado o carro, maior o gasto de combustível.

Isso é verdade. Há uma estimativa que mostra que a cada 50 quilos há um aumento de 1% no consumo. Por isso, evite andar com o porta-malas cheio.

Pé o tempo todo na embreagem pode encurtar a vida das peças.

É verdade, o hábito de dirigir com o pé no pedal da embreagem pode prejudicar o carro. A prática abrevia a vida útil das peças de embreagem, como o disco de embreagem. Evite fazer isso para não acabar na rua sem conseguir engatar as marchas ou arrancar o carro.

Dirigir com os vidros abertos consome mais combustível.

Sim! Dirigir a mais de 80 km/h e ter os vidros abertos gera uma maior resistência, o que requer mais energia para a movimentação do veículo e, assim, um maior consumo de combustível.

E aí, quantos acertos você teve? Comenta lá nas nossas redes socias! E se gostou do conteúdo não deixe de ler o post com as diversas curiosidades sobre os acessórios automotivos.

compartilhe:

Outras Dicas e notícias
sobre carros

Lista de calhas atualizada
Onde Comprar Produtos TGPoli
acompanhe nossas redes sociais
© TgPoli 2019. Todos os direitos reservados