O valor do combustível está alto? Confira 13 dicas para economizar!

O valor do combustível está alto? Confira 13 dicas para economizar!

Não deve ter muita gente por aí que esteja satisfeita com o preço do combustível nos últimos meses no país, não é mesmo? Apesar de o valor médio do litro da gasolina, do etanol e do diesel ter recuado em junho, segundo a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), o preço continua pesando muito no bolso do brasileiro no final do mês.

O jeito para economizar e ainda continuar circulando com o carro para trabalhar, viajar, passear ou simplesmente fazer as atividades do dia a dia é tentar colocar em prática pequenas mudanças que podem fazer a diferença nos gastos com o combustível.

Para isso, a primeira coisa é colocar tudo na ponta do lápis para se ter uma ideia do que é possível economizar com mudanças bem simples. A prática de anotar a quantidade de combustível abastecida e a quilometragem percorrida é muito importante, uma vez que, é preciso acompanhar o aumento de consumo até para saber se o carro precisa de manutenção.

Então, confira as nossas dicas para colocar em prática no próximo mês!

Ao dirigir o veículo

Ao dirigir o automóvel, alguns procedimentos ajudam a economizar ainda mais combustível:

# 1 – Aceleração: evite acelerar ou frear de forma brusca quando não houver necessidade. Manter uma velocidade média é o ideal, sempre observando o trânsito à frente para que a parada não precise ser muito rápida.

# 2 – Ar-condicionado: algumas pessoas que acreditam que o ar-condicionado pode gastar ainda mais combustível. No entanto, principalmente em estradas, andar com as janelas fechadas ajuda a reduzir a resistência do ar, o que acaba gerando uma economia de combustível. Agora, se você estiver dirigindo a menos de 60 km/h, compensa mais baixar os vidros, já que a resistência do ar nessa velocidade não vale o gasto com o ar-condicionado.

# 3 – Troca de marcha: sempre respeite o conta-giros. Trocar as marchas na rotação indicada é a melhor opção para reduzir o consumo de combustível.

# 4 - Nada de pisar fundo: quanto mais rápido você dirigir, pior será o consumo do veículo. Isso pode variar de acordo com o modelo do veículo e a marca, mas a velocidade ideal para dirigir na estrada é entre 80 e 100 km/h. Faça o teste!

# 5 – Carro ligado ou desligado? Quando for parar por alguns minutos em algum local, vale a pena desligar o motor. A partida do motor equivale ao consumo do carro parado com o motor ligado por 10 segundos. Por isso, é vantajoso desligar o motor em algumas situações.

# 6 – Ponto morto, nunca mais! Deixar o carro no ponto morto em descidas não é recomendado e nem econômico nos carros atuais. Além de colocar em risco a sua segurança, se o carro estiver desengatado e sem auxílio do freio-motor, o sistema de freio será mais exigido e poderá falhar.

Na hora de abastecer

# 7 – Na hora de completar tudinho: não é recomendado encher o tanque de combustível até "a boca", ou seja, assim que o gatilho da bomba desarmar, não permita que o frentista continue a encher. Isso porque parte deste combustível acaba se perdendo pelo bocal ou pela válvula de alívio.

# 8 – Reserva só de vez em quando: não circule na reserva, a não ser que seja muito necessário. Isso porque com o tanque na reserva, há um acúmulo de resíduos do fundo do tanque que podem ser sugados para dentro do motor, entupindo os bicos injetores.

# 9 – Quem tem carro flex: precisa abastecer também o tanquinho de partida a frio com gasolina. Isso porque "esquentar" o motor num carro com injeção eletrônica pode gastar combustível à toa e desgastar as peças.

# 10 - Abasteça em postos confiáveis: um dos principais motivos do aumento da queima do combustível é quando este é adulterado ou de baixa qualidade. Fique atento aos preços muito abaixo da média.

Cuidados com a manutenção do carro

# 11 – Pneus bons: Manter os pneus sempre bem calibrados também ajuda a reduzir o consumo de combustível. Isso porque, quando eles estão abaixo do nível indicado pelo fabricante do veículo, o consumo aumenta. Além disso, este cuidado aumenta a vida útil dos pneus e garante mais segurança para você.

# 12 – Cuidado na hora da viagem: sobrecarregar o carro na hora pode aumentar o consumo. Por isso, não carregue mais peso do que o seu carro pode aguentar. Estima-se que a cada 50 kg de peso excedente no veículo, o consumo de combustível aumenta em 1%. Para saber o quanto o seu automóvel foi fabricado para carregar de peso, consulte o manual do proprietário.

# 13 - Filtro de ar: Dirigir com um filtro de ar sujo ou obstruído pode reduzir o desempenho do seu veículo. Por isso, vale a pena investir na troca, de acordo com a necessidade do seu automóvel.

Gostou das dicas? Então aproveita para conferir também a importância do rodízio de pneus e outras dicas para garantir o melhor uso do seu automóvel.

compartilhe:

Outras Dicas e notícias
sobre carros

Lista de calhas atualizada
Onde Comprar Produtos TGPoli
acompanhe nossas redes sociais
© TgPoli 2019. Todos os direitos reservados