5 dicas para manter o carro sempre novo

5 dicas para manter o carro sempre novo

Um carro, assim como qualquer equipamento elétrico e mecânico, precisa de cuidados permanentes tanto para funcionar corretamente quanto para durar o máximo de tempo possível. Além do aspecto funcional, o carro tem também um caráter de beleza estética que aumenta o ânimo de quem dirige e valoriza o patrimônio numa eventual revenda. Pensando nisso, nós consultamos os especialistas em manutenção automotiva e separamos aqui sete dicas preciosas que, caso sejam seguidas, certamente vão deixar seu carro um brinco e te dar muito mais tranquilidade ao dirigir. Confira!

 

1- Mantenha os pneus sempre calibrados

Por conta da pressa do dia a dia e das paradas sempre rápidas para abastecer nos postos de gasolina, muitos motoristas rodam com a pressão dos pneus fora dos padrões recomendados pelos fabricantes. Um pneu sempre na pressão correta garante uma condução mais estável e segura e pode durar até 8.000 km a mais, além de melhorar o consumo de combustível.

 

2- Verifique sempre os níveis de óleo e fluidos

Tenha o hábito de, a cada duas semanas, verificar o nível de óleo do motor antes de fazer o veículo funcionar. Um sistema mecânico bem lubrificado fica mais limpo, protegido e com a temperatura mais controlada. Óleo muito velho ou abaixo do nível ideal compromete todo o funcionamento dos componentes do motor. Essa mesma dica vale para o composto de resfriamento que fica no radiador. Observe com atenção, sempre com o carro frio.

 

3 – Abasteça sempre num posto da sua confiança

Independente de estar vinculado a uma grande distribuidora ou ser de bandeira branca (ou seja, de marca própria), o posto de gasolina deve inspirar a sua confiança. Infelizmente não são raros os casos de postos que fazem grandes promoções no preço do combustível mas acabam oferecendo produtos adulterados ou diluídos em outras substâncias. Combustível adulterado é um veneno para o seu carro.

 

4- Fique de olho nos componentes elétricos

Especialmente depois do advento dos sistemas eletrônicos de injeção, controle de tração e travamento de portas e vidros, os carros ficaram extremamente dependentes de um sistema elétrico que opere harmonicamente. Se o seu veículo começar a apresentar  falhas no sistema de luzes, na buzina ou nos vidros e portas, preste atenção. Outro detalhe: confie nos alertas luminosos que o painel do carro emitir e busque ajuda especializada tão logo esses sinais sejam acionados.

 

5- Tenha zelo na lavagem do seu carro

Para manter esteticamente o seu carro novo, é necessário ter cuidado na hora de escolher os produtos a serem aplicados. Limpadores que contenham químicos abrasivos e alguns tipos de fibras usadas em esponjas, vassouras e esfregões podem comprometer a lataria do carro e danificar a proteção da pintura. Nos pneus, peças plásticas e acessórios em couro, é preciso cautela na hora de escolher o que usar. Afinal, há substâncias que ressecam essas superfícies e podem diminuir drasticamente a vida útil dos componentes, apesar de darem num primeiro momento a aparência de um acabamento especial. 

 

Nossa primeira dica falou de calibragem dos pneus, né? Saiba mais sobre este assunto!

compartilhe:

Outras Dicas e notícias
sobre carros

Lista de calhas atualizada
Onde Comprar Produtos TGPoli
acompanhe nossas redes sociais
© TgPoli 2019. Todos os direitos reservados