Um carro, assim como qualquer equipamento elétrico e mecânico, precisa de cuidados permanentes tanto para funcionar corretamente quanto para durar o máximo de tempo possível. Além do aspecto funcional, o carro tem também um caráter de beleza estética que aumenta o ânimo de quem dirige e valoriza o patrimônio numa eventual revenda. Pensando nisso, nós consultamos os especialistas em manutenção automotiva e separamos aqui sete dicas preciosas que, caso sejam seguidas, certamente vão deixar seu carro um brinco e te dar muito mais tranquilidade ao dirigir. Confira!
Por conta da pressa do dia a dia e das paradas sempre rápidas para abastecer nos postos de gasolina, muitos motoristas rodam com a pressão dos pneus fora dos padrões recomendados pelos fabricantes. Um pneu sempre na pressão correta garante uma condução mais estável e segura e pode durar até 8.000 km a mais, além de melhorar o consumo de combustível.
Tenha o hábito de, a cada duas semanas, verificar o nível de óleo do motor antes de fazer o veículo funcionar. Um sistema mecânico bem lubrificado fica mais limpo, protegido e com a temperatura mais controlada. Óleo muito velho ou abaixo do nível ideal compromete todo o funcionamento dos componentes do motor. Essa mesma dica vale para o composto de resfriamento que fica no radiador. Observe com atenção, sempre com o carro frio.
Independente de estar vinculado a uma grande distribuidora ou ser de bandeira branca (ou seja, de marca própria), o posto de gasolina deve inspirar a sua confiança. Infelizmente não são raros os casos de postos que fazem grandes promoções no preço do combustível mas acabam oferecendo produtos adulterados ou diluídos em outras substâncias. Combustível adulterado é um veneno para o seu carro.
Especialmente depois do advento dos sistemas eletrônicos de injeção, controle de tração e travamento de portas e vidros, os carros ficaram extremamente dependentes de um sistema elétrico que opere harmonicamente. Se o seu veículo começar a apresentar falhas no sistema de luzes, na buzina ou nos vidros e portas, preste atenção. Outro detalhe: confie nos alertas luminosos que o painel do carro emitir e busque ajuda especializada tão logo esses sinais sejam acionados.
Para manter esteticamente o seu carro novo, é necessário ter cuidado na hora de escolher os produtos a serem aplicados. Limpadores que contenham químicos abrasivos e alguns tipos de fibras usadas em esponjas, vassouras e esfregões podem comprometer a lataria do carro e danificar a proteção da pintura. Nos pneus, peças plásticas e acessórios em couro, é preciso cautela na hora de escolher o que usar. Afinal, há substâncias que ressecam essas superfícies e podem diminuir drasticamente a vida útil dos componentes, apesar de darem num primeiro momento a aparência de um acabamento especial.
Nossa primeira dica falou de calibragem dos pneus, né? Saiba mais sobre este assunto!
Embora o clima brasileiro seja diversificado de norte a sul, a maior parte do país experimenta um aumento considerável de chuvas no período que vai de novembro a março. E é ...
Continuar lendoDepois de beber aquela cerveja gelada ou uma bela taça de vinho, quanto tempo o álcool demora para ser eliminado do organismo? Essa é uma dúvida corriqueira para aqueles que se ...
Continuar lendoNo universo dos acessórios automotivos, entre os mais procurados estão os que podem ser instalados no teto do carro. Seja para aumentar o espaço de carga ou para dar um toque especial no ...
Continuar lendo