Tempos de chuva: dicas para não ter problemas com o carro

Tempos de chuva: dicas para não ter problemas com o carro

Embora o clima brasileiro seja diversificado de norte a sul, a maior parte do país experimenta um aumento considerável de chuvas no período que vai de novembro a março.  E é justamente nesta época do ano que os usuários de automóveis precisam redobrar a atenção e tomar alguns cuidados para garantir seu conforto e segurança ao dirigir em dias chuvosos:

 

#1- Verifique se está tudo ok com o limpador de para-brisas

 

A visibilidade nas vias urbanas ou na estrada é a primeira preocupação de quem necessita dirigir em plena chuva. Para garantir que a visão da pista não fique embaçada, é importante fazer uma avaliação do limpador de para-brisa antes de sair com o veículo. Durante essa avaliação, esteja atento ao ruído produzido pela peça – se escutar algo fora do comum, pode ser hora de trocá-la.

#2- Verifique as luzes do veículo

Como as nuvens de chuva deixam o dia mais escuro, é preciso manter os faróis acesos durante todo o trajeto.  Por isso, a revisão das lanternas dianteiras e traseiras do veículo também é fundamental para a segurança do condutor nas épocas chuvosas.

#3- Instale uma calha de chuva no seu carro

Para evitar que um volume excessivo de água entre pelos vidros do carro, é indicado instalar calhas automotivas, conhecidas também como defletores, já que tais peças conseguem barrar boa parte da água da chuva e escoá-la.  Inclusive, isso permite abrir os vidros em alguns centímetros para evitar o embaçamento, caso o veículo não tenha ar condicionado.

#4- Cheque os pneus

Para prevenir a aquaplanagem – fenômeno em que o veículo perde o contato com a pista, colocando o condutor em risco –, é indispensável checar os sulcos dos pneus. Quanto mais rasos forem os sulcos (pneu “careca”), maiores são as chances de acontecer a perda de atrito.

#5- Atenção ao estacionar

Em casos em que é necessário sair com o carro durante uma forte tempestade, lembre-se de estacionar longe de árvores. Prefira locais cobertos, uma vez que a força do clima pode acabar derrubando alguma árvore inesperadamente. Os estacionamentos e garagens protegidas também evitam que o carro sofra danos se ocorrer chuva de granizo.

Se após verificar todos os itens listados acima você descobrir que não há problemas, basta tirar o carro da garagem e dirigir com cautela – velocidade reduzida, manter uma distância segura de outros veículos e permanecer atento à visibilidade. No mais, entre em contato com um revendedor da TG Poli e conheça as melhores opções de calhas para o seu automóvel.

compartilhe:

Outras Dicas e notícias
sobre carros

Lista de calhas atualizada
Onde Comprar Produtos TGPoli
acompanhe nossas redes sociais
© TgPoli 2019. Todos os direitos reservados