Quanto tempo esperar para dirigir após beber?

Quanto tempo esperar para dirigir após beber?

Depois de beber aquela cerveja gelada ou uma bela taça de vinho, quanto tempo o álcool demora para ser eliminado do organismo? Essa é uma dúvida corriqueira para aqueles que se preocupam com o teste do bafômetro durante um feriado ou fim de semana mais agitado.

Conforme indicam especialistas em hepatologia, a metabolização completa do álcool pode variar conforme o sexo e peso do usuário. É consenso que as mulheres são mais sensíveis às bebidas por terem em seu metabolismo uma menor quantidade de enzimas que quebram as moléculas de etanol. Do mesmo modo, as pessoas magras ficam embriagadas por um tempo maior, já que o álcool exige tecido gorduroso para se “dissolver”. Se você ficou curioso sobre o assunto, acompanhe as próximas informações:

A “montanha-russa” do álcool

Logo após o primeiro gole, o álcool passará pelo sistema digestivo e cairá diretamente na corrente sanguínea. Minutos depois começa a sensação de tontura e euforia, já que a bebida estará agindo sobre o sistema nervoso.

O próximo estágio é a metabolização no fígado, que pode demorar entre 4 e 6 horas dependendo dos fatores individuais. Nessa etapa, as enzimas hepáticas transformam 90% do álcool em substâncias que podem ser processadas posteriormente pelo metabolismo. Os outros 10% são eliminados através da urina e suor.

Dirija apenas 24 horas depois de beber

Embora a metabolização completa do álcool aconteça em até 6 horas, não é recomendado dirigir no mesmo dia em que se bebe. Isto porque, mesmo depois de eliminado do organismo, o álcool provoca alguns efeitos adversos que podem atrapalhar a concentração no trânsito. Dores de cabeça, oscilações de humor e sensibilidade à luz e ao som são apenas alguns dos sintomas da famosa “ressaca”, que eleva o risco de acidentes.

Por isso, o ideal é que em dias de festa, baladas, comemorações ou happy hours os usuários de bebidas prefiram pegar um táxi ou deixar o volante por conta de um amigo que não bebe. Lembre-se de que preservar a vida é a decisão mais sábia em quaisquer circunstâncias.

Fique ligado nas nossas dicas e notícias sobre o mercado e os acessórios automotivos.

compartilhe:

Outras Dicas e notícias
sobre carros

Lista de calhas atualizada
Onde Comprar Produtos TGPoli
acompanhe nossas redes sociais
© TgPoli 2019. Todos os direitos reservados