Vai comprar um carro? Confira dicas para evitar gastos extras!

Vai comprar um carro? Confira dicas para evitar gastos extras!

Quem está procurando o primeiro carro ou pensando em trocar de veículo precisa, antes de qualquer coisa,  analisar. Afinal de contas, um carro é um item que tem um custo considerável e que, na expectativa de quem compra, vai permanecer por algum tempo fazendo parte do cotidiano. Por isso, comprar carro por impulso não é uma boa ideia. Por isso, nós separamos aqui alguns itens essenciais que você precisa levar em conta antes de tomar a sua decisão de compra.

 

Comprando um carro zero

Adquirir um carro zero km, direto da fábrica, com aquele cheirinho inconfundível, é sem dúvidas uma meta para muitas pessoas. E não são poucas as vantagens desse tipo de aquisição:

- A montadora oferece garantia de fábrica (algumas chegando à cobertura de cinco anos), o que garante a economia com grandes custos de manutenção por algum tempo;

- Com as revisões programadas, os gastos com reposição de peças serão certamente menores;

- O carro zero tem procedência assegurada, o que certamente vai evitar dores de cabeça com documentação e fiscalização das autoridades;

- Facilidade de revender um carro que tenha tido um único dono;

 

No entanto, nem tudo é só alegria quando se compra um carro novo. Há três desvantagens que precisam ser levadas em conta:

- De saída, vai ser necessário desembolsar um dinheiro a mais para adquirir o carro zero e para lidar com a burocracia da documentação inicial;

- O carro zero se desvaloriza quase que instantaneamente ao deixar a concessionária. Só no primeiro ano, o carro já perde, em média, de 10% a 15% do valor.

- Os custos de seguro de um carro novo costumam ser maiores. Além disso, a necessidade de cumprir o cronograma das revisões exigidas pelo fabricante para manter a garantia vão gerar um compromisso financeiro que precisa ser levado em consideração.

 

Carros seminovos ou usados

Os veículos são considerados seminovos caso tenham até três anos de fabricação, tenham rodado em média até 20 mil quilômetros por ano e que tenham, de preferência, pertencido a um único dono. Caso o veículo não atenda alguma dessas especificações, passa a ser considerado como carro usado. Vamos aqui listar prós e contras desse tipo de compra pra te ajudar a refletir:

- O seminovo e o usado custam menos que o modelo zero. Assim, para quem não faz questão da dimensão simbólica que envolve o carro novo, pode ser uma opção muito atraente;

- A chance de encontrar boas ofertas é muito grande. Muitas concessionárias e locadoras fazem feirões de modelos com condições especiais de aquisição e, em alguns casos, oferecem até garantia contra danos mecânicos e elétricos.

- O novo dono do carro não passa pelo dissabor de ver a rápida desvalorização do patrimônio, como é no caso do carro zero;

 

Precisamos, no entanto, chamar a atenção para alguns riscos e desvantagens de comprar um carro seminovo ou usado:

- A garantia da procedência ou de ter havido alguma adulteração no veículo é menor. E está sempre consignado algum risco de o carro apresentar defeitos graves algum tempo após a compra e não haver respaldo para essa manutenção.

- As linhas de financiamento de carros seminovos ou usados normalmente não oferecem prazos tão estendidos para pagar.

- Carros que saíram de linha nas suas montadoras normalmente geram mais transtorno na hora de comprar peças de reposição – elas podem ser mais caras ou mais difíceis de encontrar.

 

Especialmente para compra de carros seminovos e usados, existem alguns procedimentos importantes que precisam ser feitos antes de fechar o negócio:

- Consulte o histórico do veículo: multas, ocorrências policiais, sinistros de seguradora;

- Simule com clareza as condições de pagamento e veja se eles cabem no seu orçamento;
- Faça uma boa vistoria, especialmente com uma oficina mecânica da sua confiança; 

- Sempre faça um test drive antes de bater o martelo. Afinal, às vezes o visual do carro seduz, mas a experiência de dirigir não agrada.

Esclareça suas dúvidas sobre financiamento e consócio de veículos!

compartilhe:

Outras Dicas e notícias
sobre carros

Lista de calhas atualizada
Onde Comprar Produtos TGPoli
acompanhe nossas redes sociais
© TgPoli 2019. Todos os direitos reservados