Confira 5 dicas para economizar combustível

Em tempos de instabilidade no mercado internacional do petróleo, economizar combustível é uma meta a ser alcançada para a maioria dos motoristas.

Nesse contexto, enquanto não vemos uma redução significativa nos valores, separamos 5 dicas para economizar combustível. Além de pesar menos no bolso, essas orientações vão permitir a você uma experiência de direção mais eficiente. Acompanhe a seguir!

1 – Mantenha o motor numa rotação adequada

Durante os trajetos, a relação entre acelerador e embreagem, ou mudança automática de marchas, é essencial para determinar a eficiência do motor.

Por isso, é importante cuidar para que as trocas sejam feitas sem picos de rotação, ou seja, sem esticar a marcha. Ao mesmo tempo, é importante evitar que o motor tenha que recuperar rotação ao engrenar uma marcha acima.

Então, como equacionar essas duas situações? Mantendo uma rotação o mais linear possível.

Nos modelos mais populares, a faixa de rotação de motor que vai exigir menos combustível é entre 2.000 e 2.500 rpm.

2 – Use a tecnologia a seu favor

Se o seu carro for equipado com indicador de troca de marchas no computador de bordo, faça uso das instruções e veja a diferença. Mais uma orientação importante: banguela não economiza combustível!

O pico de rotação na hora de retomar a engrenagem pode gastar mais do que deixar o carro engatado em baixa rotação, por exemplo. Além disso, nas descidas engatadas, o freio-motor estará ativado, reduzindo a pressão dos freios nas rodas.

3 – Cuide dos pneus

Lembre-se sempre: o pneu vazio vai forçar o motor e demandar mais combustível para o carro se mover.

Por isso, uma dica fundamental para economizar combustível é manter a calibragem correta, com a pressão recomendada pelo fabricante.

Porém, é importante ressaltar que em vários modelos a pressão dos pneus varia de acordo com o peso a ser transportado ou com a quantidade de ocupantes do carro.

4 – Respeite os limites de carga

Falando em peso, um carro que roda com peso acima do normal ou com cargas desnecessárias acaba gastando mais combustível. Afinal, quanto mais peso, mais força o motor terá que fazer.

Por isso, é importante recordar que, no dia a dia, é recomendável carregar no carro apenas o essencial. Evite manter no carro cargas desnecessárias, já que qualquer volume acima de 10 quilos faz diferença na hora de calcular o consumo.

5 – Evite deixar o carro chegar na reserva de combustível

Por mais que as tecnologias de processamento estejam muito mais evoluídas, ainda é natural encontrar algumas partículas de sujeira ou impureza nos combustíveis.

Com o passar do tempo, esses resíduos vão se acumulando na base do tanque. E, quando o nível de combustível está baixo, a chance de essas sujeiras serem sugadas para dentro do sistema de combustão aumenta. Como consequência, pode causar o entupimento.

Além disso, um tanque vazio oferece mais espaço para o combustível vaporizar, o que reduz a quantidade disponível para ser queimada internamente no sistema.

Gostou das dicas? Continue acompanhando o nosso blog e fique por dentro de dicas e novidades do mercado automobilístico.

compartilhe:

Outras Dicas e notícias
sobre carros

acompanhe nossas redes sociais
© TgPoli 2019. Todos os direitos reservados