Para que serve o aerofólio? Saiba tudo sobre este acessório automotivo

Para que serve o aerofólio? Saiba tudo sobre este acessório automotivo

O aerofólio é uma peça muito importante e que garante estabilidade nos carros esportivos. Mais do que estética, nestes automóveis, é responsável por melhorar a aerodinâmica do carro. Não é à toa que os aerofólios esportivos são desenhados e fabricados no formato de asas de aviões, só que montados ao contrário.

Os aerofólios não são uma novidade no mercado automotivo, mas, nos últimos anos, têm ganhado adeptos que são fãs do aspecto moderno, inspirado nos supercarros que alcançam as maiores velocidades. Muitas marcas e modelos de carros já possuem opções de aerofólios disponíveis no mercado para instalação. Conheça os modelos da TG Poli e saiba se o seu automóvel pode contar com esta opção.

 

Qual a função do aerofólio?

Vendido como um dos vários acessórios automotivos existentes no mercado, os aerofólios servem, literalmente, para “grudar” o carro no chão durante as altas velocidades. Isso garante uma maior dirigibilidade para o motorista em retas ou curvas, reduzindo a turbulência causada pelo vento. Com isso, os carros de corrida ganham mais velocidade, mesmo com motores não tão potentes.

Vamos te dar um exemplo prático: repare nos carros de corrida, que têm os aerofólios com bordas posteriores viradas para cima. Isso permite que o ar flua pela parte debaixo do aerofólio com mais rapidez (com uma pressão maior na parte superior), criando uma pressão aerodinâmica que garante maior estabilidade para o veículo. Sem este acessório automotivo, os carros de Fórmula 1, por exemplo, acabariam levantando voo em altas velocidades, como 300 km/h. O ângulo de inclinação do aerofólio também é muito importante, pois faz com que o ar que passa por cima da asa seja refletido para o alto.

Para ficar ainda mais claro, pense nas asas de um avião: para que seja possível levantar voo, o aerofólio é desenhado de forma que o fluxo de ar sobre a asa é maior do que o fluxo de ar sob ela. Dessa forma, a pressão sob a asa do avião é tão grande, que ele decola. No caso dos carros, o aerofólio é posicionado para agir de forma contrária. Ou seja, o fluxo de ar sobre o aerofólio é menor do que sob ele, logo a pressão é maior na parte superior. Com isso, o veículo recebe uma força que o leva para baixo e o fixa no chão, podemos chamar isso de “downforce”.

 

Qual a diferença entre o aerofólio traseiro e o frontal?

O aerofólio é uma peça automotiva que pode ser instalada na parte traseira ou frontal do veículo. A diferença é que o traseiro exerce uma pressão ainda maior no automóvel. Dependendo do tipo de pista em que o carro será usado, o aerofólio traseiro pode ser instalado para reforçar a estabilidade do veículo.

 

E os carros de passeio?

No caso de carros que não atingem uma velocidade muito alta, o aerofólio não influencia na aerodinâmica do carro. Assim, o aerofólio é utilizado com finalidade estética, oferecendo ao veículo uma pegada esportiva, como se o carro tivesse uma potência ainda maior!

Na TG Poli temos várias opções de aerofólios para você:

- Garantia de 1 ano da data de instalação;

- Não é necessário furar o veículo para colocar a peça;

- Acessórios fabricados em poliuretano.

Saiba mais sobre os aerofólios esportivos da TG Poli!

compartilhe:

Outras Dicas e notícias
sobre carros

Lista de calhas atualizada
Onde Comprar Produtos TGPoli
acompanhe nossas redes sociais
© TgPoli 2019. Todos os direitos reservados