Saiba como comprar o carro ideal para você

Saiba como comprar o carro ideal para você

Estamos vivendo um momento de muita instabilidade no campo da economia. E, diante de cenários como o atual, as condições de mercado para aquisição de bens duráveis, como é o caso do carro, são muito paradoxais. De um lado, quem tem recursos assegurados para adquirir um automóvel à vista ou mesmo trocar de carro colocando uma parte dos valores em dinheiro na negociação pode encontrar grandes oportunidades e ótimas condições. No entanto, quem vai correr atrás de financiamento de longo prazo pode esbarrar na falta de confiança das instituições na concessão do crédito e, por isso, ter que lidar com taxas de juros mais elevadas.

No entanto, independente da sua situação, existem alguns critérios muito importantes que devem ser levados em conta na hora de comprar carro. Por isso, nós reunimos aqui algumas perguntas essenciais que você precisa responder com maturidade antes de tomar a sua decisão de compra.

 

1 – Quanto eu posso pagar por um carro agora?

Nem sempre o seu carro ideal será o carro possível para o atual momento. Entrar em uma dívida de longo prazo para satisfazer um desejo de consumo pode trazer muita dor de cabeça.

É muito importante calcular qual o valor possível de investimento num carro para que não se comprometa o seu orçamento. A dica dos profissionais que atuam no campo das finanças pessoais é que não se use mais do que um terço da renda com endividamentos ou financiamentos.

 

2 – Eu vou ter fôlego financeiro para manter o carro adequadamente?

Além de pesar quanto o carro custa para ser comprado, é necessário colocar na ponta do lápis qual o valor necessário para arcar com os custos de manutenção do carro escolhido. Esses valores variam muito dependendo do fabricante, do modelo, do ano de fabricação, da procedência, da rede de assistência e da disponibilidade de peças.

 

3 – Vou comprar um carro que atenda as minhas necessidades ou as minhas vontades?

Se você vai adquirir um carro novo, pense no uso que você pretende fazer dele e veja se o modelo que você prefere tem as características necessárias. Dependendo da sua idade, do tamanho da sua família e, especialmente, se esse carro vai ser o único automóvel disponível na casa, é necessário fazer um balanço muito equilibrado entre: conforto, visibilidade, economia, performance e espaço interno.

É muito mais seguro e confortável ao comprador fazer a opção pelo carro zero quilômetro, visto que há todas as garantias do fabricante. No entanto, dependendo da procedência e da confiabilidade de quem vende, em várias situações é possível encontrar um casso usado mais equipado e com um preço mais acessível do que o de um modelo novo de uma categoria inferior.

 

4 – Fiz uma pesquisa com outros carros da mesma categoria?

Às vezes a gente escolhe um carro porque ficou “seduzido” pelo visual ou por algum diferencial de tecnologia que viu na propaganda. No entanto, vale a pena estudar os demais modelos, de outros fabricantes, que se enquadram na mesma categoria. Você pode se surpreender com opções de custo mais acessível e que tenham as mesmas configurações técnicas.

Importante: não deixe de fazer o test drive em todos os modelos que você cogitar comprar. Isso te ajuda na experiência de dirigir, no contato com o espaço interno do veículo e pode ser um diferencial importante de comparação.

 

5 – Estou considerando o custo do seguro na hora da compra?

Tem carros que custam aparentemente pouco na hora da compra, mas que se tornam um verdadeiro transtorno na hora de cotar o seguro. Normalmente, além do perfil do motorista, o custo da cotação do seguro leva em conta o índice de roubo e furto, os  custos médios de reparação e as estatísticas sobre problemas mecânicos recorrentes daquele determinado modelo.

Por isso, antes de fechar a compra, tenha em mãos as simulações de seguro de todos os modelos que te interessam e coloque essa situação nos cálculos que você vai realizar.

 

Gostou desse conteúdo? Saiba mais sobre financiamento e consócio de veículos clicando aqui.

compartilhe:

Outras Dicas e notícias
sobre carros

Lista de calhas atualizada
Onde Comprar Produtos TGPoli
acompanhe nossas redes sociais
© TgPoli 2019. Todos os direitos reservados