Rack de teto: Como escolher o melhor para o seu carro?

Rack de teto: Como escolher o melhor para o seu carro?

A família está pronta para a viagem de final de ano? Para quem precisa de mais espaço no carro para levar a mãe, o pai, a vó, o periquito, o papagaio e a bike, ou ainda, dar uma incrementada no visual do possante, pode optar por instalar um rack de carro.

Existem alguns tipos de rack que podem ajudar muito nessas horas. No entanto, você precisa estar atento a alguns pontos antes de instalar o seu. Confira as nossas dicas sobre este acessório automotivo e saiba o que pode você transportar no rack de teto.

 

Confusão na hora de comprar: para que serve o rack de teto

Pode parecer simples, mas algumas pessoas confundem na hora de comprar. Por isso, é bom você entender bem o que é o rack de teto. Isso porque existem outros dois acessórios para carros que complementam o rack.

O primeiro deles é a longarina, que é colocada no carro em  posição longitudinal e parafusada no teto. Este equipamento funciona como apoio para fixar o rack. O outro é a travessa, acessório instalado em posição transversal e fixado nas longarinas, que serve para carregar bagageiros de teto, pranchas de surf, bicicletas e etc.

O rack de teto, por sua vez, é preso nas longarinas ou diretamente no teto do carro. A diferença é que ele tem maior capacidade de carga do que a travessa, exceto quando falamos dos racks decorativos.

 

Qual o ideal para o seu carro?

Na hora de escolher o rack automotivo você pode se deparar com diversas opções no mercado. Por exemplo, qual o melhor rack de teto para bike? Qual o rack ideal para estilizar o meu carro? E por aí vai. Por isso, antes de comprar, deve analisar a real necessidade. Conheça algumas opções:

Longarina decorativa: este modelo é um dos mais usados para dar um visual mais esportivo ao carro, diferenciando o seu possante dos demais. Ela pode ser colocada facilmente, pois é aplicada como um adesivo. Outro ponto interessante é que pode ser cortada para se adequar melhor a qualquer modelo de carro, já que os modelos da TG Poli são universais. Este modelo não é adequado para carregar cargas.

Rack baú: é o bagageiro de teto universal, basicamente composto por uma caixa de plástico que possui uma abertura na lateral na maioria dos modelos. Pode ter, em média, altura de 45 cm e o tamanho irá variar de acordo com o modelo de carro. O que você não pode deixar de notar é quantos quilos cabem no rack, pois isso pode variar. Em média, sua capacidade é de 310 litros, o que sustenta até 40 kg de carga. Para quem precisa liberar espaço no carro, esta é a melhor opção, além de poder ser facilmente retirado.        

Rack móvel: ideal para levar pranchas de surf, por exemplo. É o mais facilmente instalável e tem a vantagem de não ser fixo.          

Rack de bicicletas: para quem levar a bike, o ideal é comprar um modelo próprio para isso. Para as bicicletas existe também o "rack" traseiro.    

Os materiais dos racks também podem variar. Na hora de escolher, você precisa lembrar de calcular o peso que ele irá suportar, respeitando os limites indicados no manual do proprietário do carro. Isso porque é preciso garantir maior segurança e a estabilidade do  automóvel.


Fique atento à lei 

O que pouca gente sabe é que existe, na legislação de trânsito brasileira, resoluções que preveem multas e outras penalidades para quem descumprir as regras do transporte de cargas no teto do veículo.

Veja alguns pontos da resolução 349 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito):

1 - "O transporte de cargas e de bicicletas deve respeitar o peso máximo especificado para o veículo."

2 - "A carga ou a bicicleta deverá estar acondicionada e afixada de modo que: não coloque em perigo as pessoas nem cause danos a propriedades públicas ou privadas, e em especial, não se arraste pela via nem caia sobre esta.”

3 - “Não atrapalhe a visibilidade a frente do condutor nem comprometa a estabilidade ou condução do veículo; não provoque ruído nem poeira; não oculte as luzes, incluídas as luzes de freio e os indicadores de direção e os dispositivos refletores; ressalvada, entretanto, a ocultação da lanterna de freio elevada e não exceda a largura máxima do veículo."

4 - "Será obrigatório o uso de segunda placa traseira de identificação nos veículos na hipótese do transporte eventual de carga ou de bicicleta resultar no encobrimento, total ou parcial, da placa traseira.”

Por isso, antes de sair por aí com o seu rack de teto novo, fique ligado e respeite a capacidade de carga do seu carro, as medidas do bagageiro, evitando que a carga ultrapasse a medida do veículo.

 

Como é a instalação do rack de teto

Muitas pessoas perguntam como amarrar a mala no rack de teto. Na verdade, não existe necessidade de amarrar. A forma de instalação pode variar de acordo o tipo de fixação. Trata-se de uma solução prática, rápida e que não requer muito investimento.  As do tipo "ventosas" são colocadas na parte superior do carro. Outros modelos podem ser fixados na superfície externa do teto. Há também a opção de racks que podem ser removíveis, para quem não deseja fixar o acessório definitivamente.

É, com certeza, um ótimo custo-benefício para o seu carro!

Está pensando em colocar um rack de teto para viajar? Ainda dá tempo! Entre em contato com a TG Poli!

compartilhe:

Outras Dicas e notícias
sobre carros

Lista de calhas atualizada
Onde Comprar Produtos TGPoli
acompanhe nossas redes sociais
© TgPoli 2019. Todos os direitos reservados