Vai viajar de carro? Saiba quais cuidados deve tomar

Vai viajar de carro? Saiba quais cuidados deve tomar

Estão chegando as férias de fim de ano, um momento muito esperado para descansar e relaxar depois de um ano muito atribulado, tanto nos estudos quanto nos ambientes de trabalho. E, na hora de pensar o que fazer nesse período de descanso, muita gente opta pela viagem de carro, seja por escolher destinos com distâncias que podem ser percorridas com facilidade pelas estradas, seja pelo fato de ter o conforto de poder se deslocar sem maiores contratempos no local para onde vai viajar.

Independente do motivo que te leve a colocar o carro pra rodar nessas férias, é muito importante tomar alguns cuidados antes e durante o passeio. São atitudes preventivas simples que vão dar mais segurança e tranquilidade a você e às outras pessoas que estiverem no veículo. Acompanhe!

 

Verifique os itens de segurança

Parece meio repetitivo, mas é sempre importante lembrar. Antes de viajar, verifique as condições de lubrificação (nível e validade do óleo), resfriamento (nível do composto refrigerante e condição do radiador), freios (discos, fluidos e pastilhas), pneus (desgaste, alinhamento e calibragem, inclusive do estepe), palhetas do para brisa, luzes (faróis, lanternas e setas), câmbio e motor. Com essa revisão do carro em ordem, são muito baixos os riscos de você passar raiva por alguma pane no meio da viagem, além de ser mais uma garantia de segurança para os ocupantes.

 

Planeje seu caminho com antecedência

É muito importante, especialmente quando vamos para determinado destino pela primeira vez, estudar o caminho a ser percorrido. Faça um roteiro que mostre opções de abastecimento do carro, alimentação e uso de banheiros para os ocupantes, e, dependendo da distância, até uma parada para descansar ou passar a noite.

Ter planejamento é muito útil especialmente se houver algum imprevisto meteorológico. Afinal, com pista molhada pela chuva o tempo de viagem tende a ser maior. Falando em chuva, uma dica de ouro: tenha calha automotiva nos vidros do seu carro. Ela ajuda a escoar a água da chuva, melhora a visão lateral e, principalmente, permite viajar com as janelas parcialmente abertas, evitando que os vidros embacem e garantindo a ventilação dentro do carro.

 

Ajuste bem a carga da bagagem

Pouca gente se recorda, mas cada carro comporta um determinado peso máximo de carga. Quem indica isso é o fabricante, e essa informação fica disponível no manual do carro. Lembre-se que, na hora de arrumar a carga, é aconselhável colocar itens mais pesados como lastro para os mais leves. Nada de levar objetos soltos nos assentos de passageiros e motoristas. É um risco para sua segurança. Uma dica, para ajudar no transporte de produtos leves, é a instalação do rack de teto, uma acessório funcional e que pode te ajudar a viajar com mais tranquilidade.

 

Respeite os limites de ocupação e de segurança interna

Viajar com mais pessoas do que a capacidade descrita pelo fabricante do carro não é uma atitude correta, além de ser um risco grande. Cada passageiro deve viajar com o cinto de segurança preso e afivelado. Caso tenha crianças pequenas, lembre-se de verificar o tamanho adequado da cadeirinha e de prendê-la adequadamente. Não é frescura. É segurança!

 

Na estrada, você não está sozinho

Dirigir não é um ato de aventura. Pelo contrário, é uma atitude que requer responsabilidade com quem está no carro com você e também com motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres que dividem o espaço da rodovia. Por isso é fundamental respeitar os limites de velocidade, obedecer a sinalização, fazer ultrapassagens com segurança, guardar uma distância segura do veículo que trafega à sua frente. E, lembre-se: celular e volante não combinam – hoje em dia os kits multimídia são opções muito boas para garantir conectividade com segurança.

Gostou desse conteúdo? Clique aqui e saiba mais sobre os cuidados com os pneus do seu carro.

compartilhe:

Outras Dicas e notícias
sobre carros

Lista de calhas atualizada
Onde Comprar Produtos TGPoli
acompanhe nossas redes sociais
© TgPoli 2019. Todos os direitos reservados