O que é um carro híbrido? Entenda como funciona e conheça as vantagens

O que é um carro híbrido? Entenda como funciona  e conheça as vantagens

Certamente você já teve contato com o conceito de carro híbrido. Muitos dos lançamentos mais recentes da indústria automotiva já estão sendo oferecidos ao mercado com essa funcionalidade. Apesar da grande evolução do ponto de vista energético, ainda há um custo financeiro considerável que precisa ser superado por quem deseja ter um modelo híbrido.

Se você ainda não tem detalhes sobre o que é carro híbrido e quais as suas principais vantagens, não se preocupe! A gente separou informações superimportantes e de leitura rápida para te ajudar. Confira!

Por que o carro híbrido tem esse nome?

A palavra híbrido remete a misturado, mesclado. No caso dos carros híbridos, essa nomenclatura tem a ver com o tipo de motor e a energia que mova cada um deles. O carro híbrido possui, geralmente, dois motores. O primeiro funciona de forma tradicional, com etanol ou gasolina, já o segundo é movido exclusivamente com energia elétrica, a partir de uma bateria recarregável.

O motor elétrico substitui por completo o sistema de combustão?

Depende, mas ainda não temos um modelo 100% elétrico. Vamos aos detalhes.

Os chamados modelos híbridos-leves (como Mercedes C200 EQ Boost e o Land Rover Range Rover Evoque) são equipados, além do motor tradicional, com um motor elétrico de 11 kW.

Esse motor “auxiliar” é acionado nas arrancadas e frenagens, oferecendo uma experiência mais ágil e econômica. Além disso, esse sistema elétrico alimenta outros sistemas periféricos, como som, ar-condicionado e pacotes de segurança.

Temos ainda no mercado brasileiro os híbridos convencionais, ou full hybrid, como o Toyota Corolla, Toyota Corolla Cross e o Honda Accord.

Nesses modelos a locomoção do carro fica dividida entre os sistemas elétrico e a combustão. Em alguns momentos, como em velocidades baixas ou em velocidade de cruzeiro numa estrada, o sistema elétrico pode assumir 100% da responsabilidade.

Por fim, aparecem os híbridos plug-in (por exemplo, Volvo XC40 e S60, BMW 520e, Volkswagen Golf GTE e Mini Countryman S E). Nesses carros, as baterias têm mais de 10 kWh e oferecem autonomia de grandes distâncias a boa velocidade com propulsores 100% elétricos.

Quais as principais vantagens (e desvantagens) do carro híbrido?

Sem dúvidas que, de saída, a principal vantagem do carro híbrido é a economia de combustível. No longo prazo fica muito compensador reduzir os gastos de reabastecimento. Outra vantagem é a ambiental, já que o volume de gases poluentes emitidos é muito menor.

No entanto, hoje a desvantagem mais relevante é o preço. Atualmente, os modelos mais vendidos desse segmento são os fabricados pela Toyota (Corolla e o Corolla Cross), e não saem por menos de R$ 170 mil.

É possível personalizar um carro híbrido?

Sem dúvidas! Não há restrição para que sejam instalados acessórios automotivos em modelos híbridos. Spoilers, canaletas automotivas, apara barros, frisos de porta, bagageiros decorativos... Não há limites para o estilo e a personalização do seu carro - seja ele híbrido ou não.

Aliás, aqui na TG Poli somos líderes na produção de acessórios para as mais variadas marcas e modelos. Gostou desse conteúdo? Continue sempre em sintonia com as novidades do setor automotivo que apresentamos aqui no nosso blog.

compartilhe:

Outras Dicas e notícias
sobre carros

Lista de calhas atualizada
Onde Comprar Produtos TGPoli
acompanhe nossas redes sociais
© TgPoli 2019. Todos os direitos reservados