Confira a importância de fazer revisão no carro antes de pegar a estrada

Confira a importância de fazer revisão no carro antes de pegar a estrada

As tão desejadas férias de verão estão chegando. Tempo de descanso, lazer e diversão com a família e os amigos. Depois de um fim de ano de 2020 ainda cercado de restrições e receios por conta da pandemia, a temporada deste verão promete mais movimentação nos aeroportos, rodoviárias e, claro, também nas rodovias.

Como estamos em um blog dedicado a informações sobre o universo automotivo, é claro que nosso foco aqui é destinado a você que pretende usar o carro para viajar neste período.

Algo sempre repetido na mídia, mas essencial para o conforto e a comodidade de todos, a revisão do veículo antes de colocá-lo na estrada é o tema desse nosso artigo.

Mesmo com a constante evolução das tecnologias de controle e telemetria embarcada nos modelos mais novos, aquela checagem dos itens é essencial para uma viagem mais tranquila. Confira com atenção os tópicos que a gente preparou para te auxiliar nesse processo!

 

Faça a revisão com antecedência

Mesmo que você seja um proprietário zeloso, que mantém em dia as revisões periódicas do seu carro de acordo com a quilometragem ou o intervalo de tempo orientados pelo fabricante, é muito bem-vinda uma revisão antes de viajar.

Faltando dois ou três dias para sair, faça a checagem dos itens de segurança, dos níveis de lubrificação e de fluidos e dos sistemas elétrico, de iluminação, refrigeração, freios e suspensão.

Essas checagens devem ser feitas com alguma antecedência porque, caso seja necessário adquirir ou substituir algum componente, você terá tempo hábil antes do dia previsto para começar a viagem e não provocará aqueles atrasos que desagradam toda a família que está ansiosa pelo passeio.

 

Não se esqueça do sistema de limpeza dos vidros

Nessa revisão antecipada, verifique também o funcionamento dos limpadores e desembaçadores, o sistema de ar-condicionado, se há água com o detergente adequado no reservatório de limpeza e se as palhetas dos limpadores dianteiros e traseiro estão em ordem. Se elas estiverem corroídas ou ressecadas, a água da chuva não vai ser removida adequadamente, o que pode prejudicar a visibilidade e a segurança dos ocupantes.

Aqui na TG Poli nós somos especialistas na fabricação da calha automotiva – um acessório muito útil para os dias de chuva. Instalada nos vidros laterais, tanto dianteiros quanto traseiros, ala ajuda no escoamento da água da chuva, possibilitando que os vidros fiquem parcialmente abertos. A circulação de ar fica garantida e os ocupantes viajam com mais segurança, já que o para brisas não vai embaçar. 

 

Rodas e pneus merecem cuidado especial

Veja se há amassados nas rodas – eles podem provocar desalinhamento dos pneus. Verifique se eles estão com os sulcos em ordem e se já não estão fora do prazo de validade (por fabricação ou por uso) recomendado pelo fabricante.

Ainda dias antes da viagem, caso o serviço não tenha sido feito há pouco tempo, procure uma oficina para alinhar e balancear os pneus. No dia da viagem, com o carro frio e já carregado, faça a calibragem dos pneus atendendo as recomendações descritas no manual. Talvez o seu modelo de carro tenha dois padrões de calibragem: um para carro vazio e outra para capacidade de passageiros e de carga completas.

Não se esqueça de checar o pneu de estepe e de calibrá-lo também!

 

Preze sempre pela segurança

A prudência é uma virtude humana que deve nos acompanhar em todas as nossas atitudes. Ao dirigir não deve ser diferente. Por isso, certifique-se de que todos os equipamentos de segurança exigidos pela legislação estão no carro e em bom estado de conservação.

Triângulo, macaco e chave de roda são itens obrigatórios por lei e garantem a sua comodidade em caso de algum imprevisto com os pneus. Lembre-se também de verificar se toda a documentação do carro e do motorista está regular e dentro da validade – pode haver contratempos extremamente desagradáveis caso haja alguma fiscalização ou se o veículo venha a se envolver em algum acidades.

Gostou desse conteúdo? Clique aqui e saiba mais sobre os cuidados com os pneus do seu carro.

compartilhe:

Outras Dicas e notícias
sobre carros

Lista de calhas atualizada
Onde Comprar Produtos TGPoli
acompanhe nossas redes sociais
© TgPoli 2019. Todos os direitos reservados