Carro parado durante a quarentena requer cuidados especiais

Carro parado durante a quarentena requer cuidados especiais

A pandemia do novo coronavírus alterou muito o modo de vida das famílias mundo afora. Nas últimas semanas, aqui no Brasil, por orientação das autoridades de saúde, diversas localidades vêm enfrentando restrições à circulação de pessoas, para a obtenção do chamado isolamento social. Com a adoção de medidas de quarentena, a prática de tele trabalho (o conhecido home office) se tronou muito usual. Além desse cenário, a paralisação das atividades presenciais em escolas e universidades, bem como a suspensão de eventos culturais e esportivos fez o movimento nas ruas, avenidas e rodovias do Brasil cair drasticamente. Muitas pessoas estão deixando o carro parado e ficando o maior tempo possível em casa.   

Diante desse contexto que nos pegou a todos de surpresa, nós preparamos para você um conjunto de dicas importantes que certamente vão ajudar nos cuidados com o carro enquanto ele estiver na sua garagem. Acompanhe a seguir!

 

Mantenha o carro limpo

Faça uma limpeza cuidadosa tanto interna quanto externamente. Para os ambientes internos, use aspirador de pó nos tecidos, estofados e carpetes. Nas peças plásticas, de vinil ou de couro, o ideal é usar o álcool isopropílico (que se usa para limpar equipamentos eletrônicos). Se não tiver, use água e detergente neutro, removendo depois com um pano úmido e fazendo a secagem com um outro pano. Se a sua garagem é descoberta, providencie uma capa macia de proteção para o carro. Escolha um material adequado, que não derreta com o sol e que não cause riscos na pintura.

 

Simule periodicamente uma saída

Os fabricantes indicam que o carro seja ligado pelo menos uma vez por semana e se mantenha em funcionamento por 10 minutos. Esse tempo é suficiente para colocar o sistema elétrico em plano funcionamento, dar carga à bateria e deixar o motor numa temperatura confortável de trabalho. Cuide para que essa simulação seja feita num ambiente aberto – para que não haja risco de intoxicação com os gases que saem do escapamento. Se o seu modelo é híbrido plug-in ou elétrico, cuide para que a bateria não fique com menos de 50% da carga. Aproveite essa simulação para colocar em funcionamento os sistemas de luzes, vidros e travas do carro. Desse modo você já testa se todos os componentes estão em ordem.

 

Redobre a atenção com os pneus

Para evitar dores de cabeça e custos com a manutenção do carro depois que a quarentena acabar, é importante dar atenção aos pneus. O ideal é que, nesta simulação de saída, seja possível movimentar o carro para que os pneus rodem e mudem a superfície de contato com o piso. Afinal de contas, há o risco de o pneu ficar marcado se a mesma região ficar muito tempo parada suportando o peso do carro. Se você tiver um posto de combustível perto da sua casa, mantenha os pneus calibrados conforme as orientações do manual do seu carro.

 

Cuide dos fluidos

Não perca o controle sobre o prazo de troca dos fluidos de freio e óleo do motor. Se o seu carro ficar parado por muito tempo, vale a pena até antecipar a troca em relação ao que está previsto nas indicações. Afinal, o fluido de freio velho perde viscosidade e pode ocasionar redução na eficiência do sistema. Já o óleo do motor, quando perece, pode promover a criação de uma camada de resíduo no bloco e no cabeçote, o que pode levar a quebras.

 

Depois que a crise passar, procure a oficina da sua confiança e faça uma checagem dos sistemas de freio, suspensão, lubrificação e resfriamento do motor. Veja também os benefícios da manutenção preventiva.

compartilhe:

Outras Dicas e notícias
sobre carros

Lista de calhas atualizada
Onde Comprar Produtos TGPoli
acompanhe nossas redes sociais
© TgPoli 2019. Todos os direitos reservados