Um levantamento da Anfavea (Associação Nacional de Fabricantes de Veículos Automotores), realizado em 2018, revelou que 70% dos jovens de até 25 anos que foram ouvidos na pesquisa manifestaram a intenção de comprar um carro próprio.
Ainda que tenhamos vivenciado mudanças consistentes nos nossos contextos de vida e de mobilidade desde o início de 2020, a aquisição de um carro se configura como um instrumento importante de autonomia e de aumento das oportunidades e do dinamismo no dia a dia.
Sabemos que o carro é um item que tem um custo considerável e que tem uma expectativa de durabilidade de médio prazo. Por isso, comprar o primeiro carro não pode ser uma decisão tomada por impulso ou sem o devido estudo preliminar.
Por isso, nós separamos aqui dicas essenciais que você precisa levar em conta antes de tomar a sua decisão de compra. Acompanhe:
O critério inicial para pensar como comprar o primeiro carro é compreender as necessidades. Ou seja, adequar o modelo ao contexto de utilização. Logo, é importante considerar neste momento:
- O número de pessoas que serão transportadas com maior frequência no veículo;
- A necessidade de mais ou menos espaço para o porta-malas;
- O tipo de deslocamento mais frequente;
- O local em que o carro ficará estacionado.
Com essas informações mapeadas, ficará mais fácil definir o tamanho, nível de consumo de combustível e a autonomia esperada para o carro.
Outra dica fundamental é conferir a disponibilidade de recursos financeiros para a compra. Afinal, adquirir os melhores carros passa, na maioria dos casos, pelo desembolso de valores maiores.
Se a alternativa for o financiamento do veículo, não comprometa mais do que 30% dos seus ganhos mensais com as prestações.
Além de fazer várias simulações de prazo e tamanho das prestações, é sempre importante negociar com o vendedor do seu veículo, seja na concessionária, na loja de usados ou em uma compra direta com o proprietário.
Apresente quais são os seus limites de orçamento para que se possa encontrar uma situação que atenda de modo positivo as duas partes envolvidas na transação.
Sabemos que o preço de um carro 0 km, geralmente, é maior do que um seminovo ou usado. Porém, dependendo das necessidades e do momento de decisão da compra, pode ser possível encontrar algumas promoções de veículos novos em uma revenda autorizada.
Nesses casos, é possível adquirir um veículo novo que atenda as suas necessidades, dentro de seus limites de orçamento.
Veja algumas características positivas do carro 0 km:
- As montadoras oferecem garantia de procedência e proteção contra defeitos de funcionamento (algumas chegando à cobertura de cinco anos);
- Os programas de revisões periódicas diminuem os gastos com reposição de peças;
- Será mais fácil revender o carro, considerando que você será o primeiro dono.
- Em relação aos seminovos ou usados, são pontos favoráveis:
- O custo para a compra é quase sempre menor. Assim, se você não faz questão da dimensão simbólica que envolve o carro novo, pode ser uma ótima opção;
- Dependendo da negociação, é possível adquirir junto às concessionárias e locadoras um seminovo com garantia contra danos mecânicos e elétricos;
- O carro seminovo tende a se desvalorizar num ritmo menor do que o 0 km.
Independente da sua opção, antes de fechar o negócio, sempre faça um test drive para sentir a experiência de dirigir o veículo.
Recorde-se que, depois de adquirir o carro, há alguns custos que também devem ser levados em consideração, como: combustíveis, manutenção (peças e mão de obra), IPVA, licenciamento, seguro etc.
Gostou das nossas dicas? Esclareça suas dúvidas sobre financiamento e consócio de veículos clicando aqui.