Você sabia que uma boa organização pode ajudar a otimizar o atendimento e as vendas da sua loja de acessórios automotivos? A primeira impressão é a que fica. Por isso, ao encontrar um estabelecimento bagunçado, sujo e desorganizado, seu cliente pode acabar perdendo o interesse e migrando para a concorrência.
Pensando em proporcionar uma melhor experiência de compra e mais eficiência operacional ao seu negócio, a TG Poli trouxe este guia, com 5 dicas úteis para manter sua loja sempre organizada e pronta para atender a clientela. Confira a seguir.
A organização do espaço da loja começa com a definição de um layout inteligente e bem planejado. É importante estabelecer seções divididas, por exemplo, pelo tipo e funcionalidade do produto.
Assim, você pode organizar a loja definindo espaços para acessórios de interior, de exterior, de segurança, estéticos, entre outros. Isso vai ajudar a localizar os produtos mais rapidamente, otimizando o atendimento ao cliente.
A escolha das prateleiras e expositores também é importante para ajudar na organização dos produtos e fazer com que a loja fique visualmente atraente.
O ideal é avaliar os produtos que você tem no seu portfólio, para encontrar as melhores opções de expositores para cada formato e peso. Dessa forma, será mais fácil os clientes conseguirem visualizar os itens que precisam.
Para categorizar seus produtos, a dica é etiquetá-los com sinais e símbolos para cada seção e categoria. Além de identificar o tipo de produto, é interessante organizar, também, os modelos de veículo com os quais eles são compatíveis.
Isso ajuda os clientes e vendedores a encontrarem mais fácil cada artigo, além de otimizar a reposição e a organização dos estoques.
A organização da loja de acessórios automotivos não se resume à parte de exposição dos produtos na frente do estabelecimento. É essencial que os estoques e outras áreas de armazenamento também sigam um layout bem planejado.
Para isso, o lojista pode utilizar prateleiras, caixas e sistemas de identificação que facilitem o acesso aos produtos, reduzindo o tempo gasto na hora de encontrar algum acessório.
Por fim, é essencial manter a regularidade na limpeza e arrumação da loja de acessórios automotivos. Assim, é preciso treinar a equipe e estabelecer uma rotina regular de manutenção.
Além da limpeza do chão e das superfícies da área de exposição, é preciso incluir a organização das prateleiras e mostruários, inclusive do estoque, e a remoção de produtos danificados ou desatualizados.
A organização da loja de acessórios automotivos é uma parte importante da gestão do comércio e precisa ser realizada com planejamento e dedicação. Assim, é crucial treinar seu time e estabelecer processos bem definidos.
Agora que você já sabe como fazer isso, descubra também por que investir em acessórios de qualidade para o seu estabelecimento.
Vale a pena comprar um carro com alta quilometragem?Na hora de trocar de carro, uma preocupação sempre vem à mente: qual é o valor aceitável de quilometragem para definir se vale a pena ou não adquirir o veículo? Há quem diga que é ...
Continuar lendo
Álcool ou Etanol? Qual o mais vantajoso?Muita gente confusa sobre aquela velha dúvida: é mais vantagem abastecer o carro com álcool ou gasolina? Será que recorrer ao álcool para abastecer é a melhor saída? Muita ...
Continuar lendo
Conheça a linha universal de acessórios automotivos TG PoliCom mais de 35 anos de tradição e presença marcante no mercado, a TG Poli é a principal fabricante de acessórios automotivos personalizados do mercado brasileiro. Com um histórico ...
Continuar lendo