5 dicas para evitar acidentes no trânsito

5 dicas para evitar acidentes no trânsito

No trânsito “caótico” das grandes cidades todos parecem estar com pressa de chegar aos seus destinos e compromissos.  E quando a urgência se une ao estresse ou à falta de atenção, os riscos de acidentes, prejuízos ou perda de pontos na carteira aumentam drasticamente.

Daí a importância de manter-se tranquilo no volante e praticar a direção preventiva, que se embasa em uma postura consciente, atenta e cautelosa perante o trânsito. Pensando nisso, preparamos algumas dicas que podem te ajudar a evitar acidentes. Confira:

1- Seja gentil e dê a preferência

A máxima “gentileza gera gentileza” não se limita às relações sociais e deve ser aplicada diariamente à rotina no trânsito. Por exemplo, ao avistar repentinamente um pedestre ou um animal cruzando a via, esqueça a pressa e dê a preferência.

Lembre-se de que, qualquer indivíduo que esteja caminhando tem prioridade sobre o trânsito. A preferência também deve ser concedida em cruzamentos não sinalizados, onde os veículos que transitam pela direita do condutor ou por uma rodovia são prioritários.

2- Esqueça o celular

Sabemos que o celular é um aparelho indispensável no cotidiano moderno, porém, na hora de dirigir ele deve ser completamente esquecido. O ideal é colocá-lo no silencioso e guardá-lo na bolsa ou porta luvas para evitar interrupções com chamadas, mensagens de whats app e redes sociais. Afinal, qualquer distração no trânsito pode provocar a perda de controle do veículo e aumentar os riscos de acidentes.

3- Mantenha distância de segurança

Como se não bastasse toda a confusão do trânsito, há sempre alguém freando inesperadamente. Por isso, é fundamental manter uma boa distância do veículo da frente, caso você também necessite frear “de supetão”. Mesmo se estiver viajando em uma estrada com fluxo tranquilo, mantenha sempre um espaço proporcional a dois carros, de modo a evitar sustos e situações adversas.

4- Se beber, vá de táxi

Todo mundo sabe que bebidas alcoólicas não combinam com direção. Apesar disso, alguns insistem em pensar que “só uma latinha” não faz diferença.  Ledo engano: qualquer quantidade de álcool no organismo é capaz de comprometer a atenção, a capacidade de raciocínio e os reflexos. Portanto, prevalece a velha dica: se beber, não dirija. Prefira um táxi, carro particular ou carona com um amigo “limpo”.

5- Esteja atento à manutenção do carro

O funcionamento correto de todos os equipamentos do veículo também é essencial para garantir sua segurança no trânsito. Portanto, não adie as revisões periódicas e faça sempre uma avaliação dos níveis de água e óleo; do estado dos pneus; pedais e sistema elétrico antes de viajar. Ao notar qualquer falha na estrada, não hesite em estacionar e chamar o reboque.

 

Fique por dentro das notícias da TG POLI, aqui você encontra tudo sobre o mercado de automóveis, acessórios automotivos para personalizar o seu veículo e outras novidades.

compartilhe:

Outras Dicas e notícias
sobre carros

Lista de calhas atualizada
Onde Comprar Produtos TGPoli
acompanhe nossas redes sociais
© TgPoli 2019. Todos os direitos reservados