Saiba como para transportar crianças de forma segura

Saiba como para transportar crianças de forma segura

Quem já tem ou está à espera do primeiro filho, não pode deixar de pensar na maneira mais segura, fácil e confortável para transportar crianças nos carros. Saiba que a responsabilidade pela proteção das crianças no trânsito é do adulto e deve ser feita através dos chamados dispositivos de retenção veicular como o bebê conforto, a cadeirinha e o assento de elevação.

De acordo com a Resolução Nº. 277 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), as crianças com até sete anos e meio devem ser transportadas em suportes especiais. O uso de um dos equipamentos é indispensável uma vez que reduz o risco de ferimentos graves e mortes em casos de batida ou freada repentina.

O que é importante você saber

Para transportar crianças com segurança em qualquer veículo, é preciso estar atento a alguns pontos:

Crianças só podem ser transportadas no banco traseiro do veículo até completarem 10 anos. Isso porque o cinto de segurança dos carros foi projetado para ser usado em pessoas adultas, com no mínimo 1,45m de altura.

Os equipamentos para acomodar os pequenos no automóvel são vendidos de acordo com o limite de peso e idade da criança.

Antes de sair dirigindo por aí é importante testar o dispositivo (de acordo om peso e idade da criança) com o carro parado. Certifique-se que a criança está confortável e bem presa, independente do equipamento. Uma fixação malfeita pode prejudicar a proteção dos pequenos.

Não é adequado carregar a criança no colo durante o deslocamento do veículo. Se houver um acidente, é impossível segurá-los da maneira correta. Também não tente dividir o cinto de segurança com uma criança - em caso de batida, o seu peso pode acabar esmagando-a.

Acessórios automotivos para a segurança da criança

Para cada idade é aconselhado um modelo diferente de dispositivo de retenção. Confira abaixo qual equipamento você deve utilizar para proteger o seu pequeno!

Até 1 ano de idade: para esta fase, o bebê conforto é o dispositivo de escolha e que deve ser instalado de costas para o movimento do carro. Para fixação, utilize o cinto de segurança do banco traseiro. A criança deverá ficar presa somente às alças do bebê conforto.

1 a 4 anos: o indicado para este período é a cadeira de segurança, conhecida como “cadeirinha”. A criança deverá ficar sentada voltada para frente, como qualquer passageiro do veículo. Para prender, você irá utilizar as tiras de retenção do equipamento (sistema de cinco pontos).

4 a 7 anos e meio: para as crianças maiores será necessário apenas o assento de elevação, para que possa ser presa ao cinto de segurança do próprio veículo.

7 anos e meio até os 10 anos: a regra para maiores de 7 anos e meio é que sejam transportados apenas no banco traseiro, mas agora sem nenhum equipamento especial, somente com o uso do cinto de segurança do veículo.

Multas e punições previstas no CTB

Quem não respeita as regras e transporta crianças de forma irregular pode ser punido com multa de R$ 293,47 e ganhar 7 pontos na carteira. Trata-se de uma infração gravíssima, conforme prevê o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

A segurança de todos os passageiros deve ser sempre motivo de atenção. As crianças, em especial, são vítimas frequentes no trânsito de diversas cidades brasileiras. Segundo a ONG Criança Segura, o trânsito é a principal causa de morte acidental entre crianças de zero a 14 anos no país.

Agora que você sabe como transportar crianças no carro, já pode planejar o próximo passeio com muita segurança e conforto! 

compartilhe:

Outras Dicas e notícias
sobre carros

Lista de calhas atualizada
Onde Comprar Produtos TGPoli
acompanhe nossas redes sociais
© TgPoli 2019. Todos os direitos reservados