Um carro com motor desregulado ou operando em condições precárias oferece ao seu condutor um risco permanente de parada e, por consequência, muita dor de cabeça. A mais preocupante dessas interrupções acontece quando temos o popular – e desagradável – motor fundido. Essa condição está relacionada ao travamento das peças que, por uma combinação de diversos fatores, acabam por impossibilitar os processos de injeção, combustão e movimentação dos cilindros. Quando isso acontece, os custos de manutenção são elevados e o tempo de oficina não é dos mais breves.
Para evitar esse estresse é indispensável conhecer e manter em dia todos os cuidados necessários para que o motor funcione corretamente. Dessa forma, para te ajudar a manter a conservação do motor do carro, separamos aqui algumas dicas fundamentais. Acompanhe!
Quando temos um carro com motor fundido, além da parada do veículo, ouve-se o ruído das peças que ainda não perderam mobilidade ou, em casos ainda mais severos, somente o barulho do motor de arranque.
Em termos técnicos, a fundição do motor se configura pela quebra ou o derretimento de algum componente do sistema (como a ruptura de um bloco, o superaquecimento de um pistão dentro do cilindro, entre outros eventos adversos). Dependendo do tamanho do dano e do nível de comprometimentos dos componentes, a conta do reparo e o tempo necessário para a retífica do motor vão variar.
Os dois motivos mais usuais para a fundição do motor são a falta de lubrificação ou as falhas no resfriamento. Se um motor trabalha em uma temperatura maior do que a projetada pelo fabricante, aumenta o risco do derretimento de algumas peças. Por outro lado, quando a lubrificação não é suficiente (falta óleo ou ele já perdeu a viscosidade), o atrito entre as peças aumenta, podendo gerar quebras pela alta velocidade da rotação.
Apesar de ser um problema grave, a fundição do motor é uma condição extrema, resultado de uma postura equivocada na conservação do equipamento. Se o responsável pelo carro mantiver atenção em cuidados simples e periódicos, é muito baixo o risco de que esse problema ocorra. Confira as dicas de prevenção a seguir:
- Revise o sistema de refrigeração do seu motor. Confira o estado de conservação das mangueiras, inspecione se não há vazamentos do fluido de refrigeração ou de vapor. Além disso, com o carro frio, acompanhe periodicamente o nível desse fluido no reservatório.
- Monitore o nível e a validade do óleo. A cada dez ou quinze dias, verifique com a vareta o nível do óleo do motor (sempre com o carro frio!). Caso haja alguma diminuição, complete. Além disso, mantenha em ordem a rotina de troca do óleo, respeitando os intervalos de quilometragem recomendados pelos fabricantes.
- Abasteça seu carro em postos da sua confiança para evitar que um eventual acúmulo de impurezas ou a adulteração do combustível danifiquem os componentes do motor.
- Faça as revisões no seu veículo regularmente. É recomendável que se respeitem os prazos de tempo ou de quilometragem especificados pelas montadoras. Assim é possível substituir a tempo algumas peças que se desgastam periodicamente e que servem justamente para proteger componentes mais caros ou delicados.
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