Ciclista deve pedalar a favor do trânsito

Ciclista deve pedalar a favor do trânsito

Por que muitos ciclistas andam na direção contrária do trânsito? Acham que, com isso, estão mais seguros, pois podem ver os carros com mais facilidade. Enganam-se. Em caso de impacto com um carro na direção contrária, dificilmente o ciclista sobreviverá. Num Acidente no mesmo sentido as consequências são muito menos graves. Estudos de acidentes com ciclistas mostram que as colisões frontais são mais comuns do que as traseiras.

Estudos revelam que os ciclistas que pedalam no sentido contrário ao dos carros têm cinco vezes mais possibilidade de se envolver numa colisão. Isso porque não há tempo de reação em caso de acidente.

Já uma colisão traseira é muito mais difícil de ocorrer, porque o motorista do carro que vem atrás tem tempo de observar a bicicleta e desviar.

Especialistas alertam também que ao pedalar no sentido do fluxo de carros, o ciclista anda mais depressa, chega ao destino mais cedo, isso porque é comum a redução do ritmo de pedalada ao trafegar no contra fluxo. Uma das razões dessa diferença é que o carro tem mais agilidade do que a bicicleta, tem portanto maiores possibilidades de desviar em caso de probabilidade de um acidente.

Outro coisa: trafegando na contramão o ciclista não é visto pelo pedestre, que costuma olhar somente para um lado ao atravessar a rua: o lado de onde vem o fluxo dos carros. Aliás, essa é a tendência de todo cidadão nos países onde a direção é do lado esquerdo: pedestres, motoristas, até mesmo os próprios ciclistas costumam olhar apenas para o lado esquerdo quando vão atravessar a rua ou fazer uma manobra do trânsito. Ao encontrar uma bicicleta na contra mão poderá ocorrer um acidente: a vítima pode ser o pedestre e nesse caso o ciclista é o culpado; mas se o encontro for entre a bici e o carro, o ciclista é a vítima e também o responsável.

Numa palavra: o correto é andar a favor do fluxo. O ciclista que anda na contra mão desrespeita as regras e coloca em risco a própria vida.

Veja mais em: http://omundoemmovimento.blogosfera.uol.com.br/2017/03/27/ciclista-deve-pedalar-a-favor-do-transito/

compartilhe:

Outras Dicas e notícias
sobre carros

Lista de calhas atualizada
Onde Comprar Produtos TGPoli
acompanhe nossas redes sociais
© TgPoli 2019. Todos os direitos reservados