Muita chuva, sol ou vento. Não são só as batidas em carros que podem danificar a pintura. As alterações no clima também prejudicam a aparência do veículo, que pode perder o brilho ao longo do tempo. Para preservá-lo, são muitos os serviços oferecidos pelas oficinas e lava-rápidos.
“Atualmente, existem dois tipos de tintas automotivas: as metálicas e sólidas. Mas, apesar disso, o tratamento de conservação é o mesmo para ambos”, explica o gerente do laboratório de cores de tintas automotivas da BASF, André Oliva.
Ele alerta que, apesar desses serviços serem necessários para a preservação da pintura do carro, eles não podem ser realizados em excesso. “Realizar o polimento muitas vezes, por exemplo, pode desgastar as camadas de tinta. A periodicidade com que é feito o serviço também depende de como o carro está sendo usado”, diz.
Confira, abaixo, um pouco mais sobre os principais serviços oferecidos para a conservação da pintura:
Descontaminação
Não, seu carro não está doente, mas existem algumas partículas que não serão removidas com a lavagem tradicional. É aí que entra a descontaminação. De acordo com Tiago Garcia, da Lave Park, o processo utiliza uma massa abrasiva de argila. “É como um creme esfoliante para o carro. Ela remove as impurezas e dá um aspecto bem liso à pintura”, diz.
Mas não tema, apesar do material abrasivo, Garcia afirma que esse é um processo pouco agressivo para a pintura. Ele pode ser utilizado para preparar o veículo para outros serviços voltados à estética.
A descontaminação sai a partir de R$ 199, dependendo do tamanho do carro, e pode ser realizada a cada seis lavagens.
Enceramento
O enceramento básico consiste em utilizar uma cera sintética sobre a pintura do carro para apenas protegê-la. Este material evita que líquidos e impurezas grudem na pintura. O processo custa em torno de R$ 140 e pode ser feito a cada dois meses ou a cada seis lavagens. Diretor comercial da DryWash, Mateus Brittes afirma que “dependendo de como você guarda o seu carro – local fechado, coberto ou exposto – o enceramento básico pode durar mais.”
O segundo tipo de enceramento se utiliza de uma politriz roto orbital, máquina que gira bem rápido para espalhar a cera sobre a pintura. Esse processo é abrasivo e já começa a impactar, levemente, o verniz da pintura do carro. Aqui, além de proteção, o processo também oferece mais brilho ao carro. O custo para isso é de, no mínimo, R$170 e pode ser feito a cada seis lavagens.
Outra opção de enceramento recebe o nome de cristalização. Neste caso, a politriz também é usada, mas o material escolhido é a cera de carnaúba. Natural, é considerada a melhor cera disponível no mercado. Oferece uma proteção mais duradoura e um visual mais brilhante. Seu custo gira em torno de R$ 220, dependendo do carro, e a aplicação pode ser feita a cada dois meses.
Todos os tipos de enceramento servem para proteger e dar brilho ao carro, ele não tem como objetivo eliminar riscos ou nivelar o verniz.
Polimento
O ato de polir consiste em dar – ou devolver – o brilho a uma determinada superfície. Também usando a politriz, o processo desgasta uma das camadas de verniz da pintura, já que este é o primeiro a sofrer com riscos e impurezas. Ao remover a camada avariada, você devolve o brilho e elimina riscos e algumas leves imperfeições.
Mas o verniz não é infinito e o polimento é o processo mais abrasivo disponível. Portanto, deve ser feito com certa cautela. “Processos abrasivos de pintura como polimento são recomendados apenas algumas vezes na vida útil do veiculo, pois promovem a retirada de parte do verniz por abrasão”, afirma o consultor técnico da WashUp, Anderson Leal. O bom é que o polimento só seja feito uma vez ao ano.
É um processo mais caro e custa a partir de R$ 450 e chega até uns R$ 700 para um polimento completo.
Se possível, meça quantos micrômetros ainda existem de verniz. Menos de 90 micrômetros indica uma pequena quantidade e o polimento deve ser evitado nesses casos.
Vitrificação
É o processo em que nano partículas de vidro permeiam toda a pintura do carro e criam uma camada protetora. Ela oferece uma proteção duradoura e um visual quase impecável ao veículo. Seu custo varia dos R$ 750 aos R$ 1.000, dependendo de local e modelo de carro, mas sua duração é de pelo menos três anos.
FONTE: Revista Auto Esporte
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