Dicas para economizar combustível

Dicas para economizar combustível

Que o preço da gasolina e do álcool não param de subir, todo mundo já sabe. Agora, como fazer para economizar combustível no dia a dia? Isso sim pode fazer muita diferença na hora de fechar os gastos com o carro no final do mês.

Algumas atitudes podem (e devem) ser tomadas para garantir a melhor performance do seu automóvel na cidade e na estrada. Com base em três ações você poderá realmente economizar: dirigir de maneira correta, manter a manutenção em dia e escolher sempre um bom combustível para abastecer.

Confira as nossas dicas e comece já a sentir no bolso essa economia:

 

Pneus calibrados – os pneus podem responder por até 20% do consumo de combustível. Muito não? Então, não erre na hora de calibrar os pneus e evite dirigir quando estão murchos. A dica é calibrar uma vez por semana, seguindo a orientação do manual do proprietário em relação à pressão ideal.

 

Ar-condicionado – ninguém gosta de passar calor, né? Aproveite então para economizar no ar-condicionado em dias de temperaturas mais baixas. O ar pode sim aumentar o consumo de combustível em até 20%. Uma boa dica é abrir os vidros! E para se proteger do vento, basta colocar a calha automotiva. Estes acessórios também permitem uma boa visibilidade em dias de chuva, já que os vidros podem ficar abertos em até 3 cm, evitando o embaçamento do carro.

 

Peso em excesso – quanto mais carregado o carro estiver, mas ele vai consumir de combustível. Se você não está em uma viagem, o ideal é deixar o excesso de peso em casa. Carro não é armário...

 

Aceleração e velocidade – é sempre bom evitar acelerações bruscas e evitar o excesso de velocidade. Um carro chega a aumentar o consumo em 20% quando está acima de 100 km/h.

 

Troca de marcha – a maneira como você troca a marcha do carro também pode influenciar o consumo. No manual do proprietário você pode conferir a velocidade para cada mudança. Isso porque sabemos que não é ideal chegar a uma velocidade alta, como 100 km/h por exemplo, em segunda marcha, não é mesmo?

 

Gasolina – a gasolina “batizada” pode prejudicar muito o consumo do seu carro. Isso ocorre com a mistura do querosene ou etanol com água, prejudicando a leitura do sistema de injeção eletrônica. Por outro lado, a gasolina aditivada não necessariamente influencia no consumo, mas sim mantém a limpeza que este tipo de combustível faz no motor.

 

Manutenção em dia – é um dos pontos mais importantes para garantir a economia de combustível. As velas, por exemplo, estão entre os itens que mais influenciam no consumo e precisam ser trocadas de acordo com a quilometragem recomendada no manual do proprietário. Quando desgastadas, há prejuízo na queima da mistura de ar e combustível, o que interfere no aumento de consumo. Os filtros de ar também devem ser substituídos de acordo com o manual, pois quando entupidos, também interferem na mistura. Já as rodas alinhadas contribuem para manter a aerodinâmica do carro e, por isso, devem ser sempre revisadas.

 

Conduta do motorista – por último, mas não menos importante, é o comportamento do motorista. No trânsito, evite chegar com alta velocidade nas paradas do semáforo e cortar muitos carros, pois as acelerações e desacelerações bruscas aumentam o consumo de combustível. E nunca mais deixe o carro em ponto morto nas descidas. Além de ser perigosa, a “banguela” não melhora em nada a economia hoje em dia!

 

Temos várias outras dicas sobre como cuidar bem do seu automóvel. Não deixe de conferir outros temas em nosso blog!

 

 

 

 

 

 

 

compartilhe:

Outras Dicas e notícias
sobre carros

Lista de calhas atualizada
Onde Comprar Produtos TGPoli
acompanhe nossas redes sociais
© TgPoli 2019. Todos os direitos reservados