Qual a importância dos acessórios automotivos?

Qual a importância dos acessórios automotivos?

Todo mundo sabe que brasileiro é apaixonado por carros. Além de escolher bem a marca e o modelo, muitas pessoas gostam de incrementar o automóvel com acessórios. Muito mais do que apenas estética, os equipamentos automotivos servem para melhorar o conforto, a segurança, a performance e aumentar o valor de revenda dos carros pela tabela FIPE.

Sejam equipamentos para o interior ou exterior do veículo, é sempre importante investir em acessórios de qualidade. No mercado, podemos encontrar milhares de opções para incluir no possante. Câmera de ré, rodas, pneus, central multimídia, volantes esportivos, piloto automático...

Mas para que servem tantos acessórios? Fizemos uma lista bem bacana de acessórios automotivos que você pode incluir no seu carro e as vantagens em ter cada um deles. Saiba mais!

 

Acessórios externos

Além de incrementar o design, os acessórios externos podem contribuir para melhorar o desempenho e a segurança do automóvel. Veja alguns exemplos:

Aerofólios: servem para melhorar a estabilidade do carro em alta velocidade. Eles aumentam a aderência dos pneus na pista. Podem ser laterais, frontais ou traseiros. Estes acessórios também deixam o automóvel mais esportivo.

Frisos: quem tem pavor de arranhar o possante não pode deixar de incluir frisos laterais no carro. Eles são muito úteis em estacionamentos, evitando pequenos danos na lataria durante a abertura e fechamento de portas. Para um melhor design, você pode investir num modelo da cor original do seu carro.

Racks de teto: ajudam a compor o visual esportivo, deixando o automóvel com um design diferenciado e um melhor acabamento.

Protetor de para-choque: assim como os frisos laterais, servem para proteger a lataria de pequenas batidas e arranhões. Podem ser feitos de vinil poliéster e resina poliuretano.

Apara-barro: para caminhonetes e carros mais esportivos, o apara-barro pode ser muito útil para evitar a entrada de sujeira no motor ou a corrosão de peças internas. O acessório também deixa o design do carro mais off-road e é ideal para quem pega muitas estradas de terra.

Overbumper: para caminhonetes e SUVs, por exemplo, além de proteger o para-choque, o Overbumper acrescenta uma pegada mais robusta à parte frontal do veículo. Trata-se de um acessório fabricado em plástico polipropileno, o mesmo plástico do para-choque e pode ter alojamento para farol de milha, oferecendo uma maior quantidade de luzes frontais do automóvel.

Calhas automotivas: este item agrega no fator segurança e são acessórios indispensáveis para garantir uma boa visibilidade em dias de chuva. Permitem ao motorista trafegar com os vidros abertos em até 3 cm, evitando o embaçamento do carro.

Alargadores de roda: são ideais para quem deseja um pneu maior no carro e sem comprometer a segurança na hora de realizar curvas. Serve como um distanciador, que permite que uma roda com pneu maior seja instalada em um automóvel off-road. A roda maior pode diminuir o grau em que é possível virar o veículo para esquerda ou direita e isto pode ser muito perigoso. Com o alargador, a roda é virada para fora, fazendo com que o carro volte a esterçar normalmente como antes.

Porca antifurto: cada vez mais comum, o roubo de rodas tem dado muita dor de cabeça para algumas pessoas. Já imaginou chegar no carro e ver que levaram as rodas? Além do prejuízo, a retirada de rodas pode estragar o carro. Com as porcas, você previne este problema e sem gastar muito. Também é preciso utilizar nos estepes que ficam do lado de fora.

Alarmes: assim como as porcas, servem para prevenir roubos. A maioria funciona com aviso sonoro ou atua cortando a injeção de combustível para o motor.

 

Acessórios internos

Conforto, desempenho e tecnologia são o foco dos acessórios automotivos internos. A maioria deles não são obrigatórios, mas trazem importantes diferenciais para o seu carro. Confira:

Central multimídia: quase ninguém usa mais toca-fitas no carro, né? As centrais multimídias servem para integrar diversos dispositivos como CD, DVD, USB, GPS e até a câmera de ré. Tudo isso num só controle, que pode ser acionado em uma tela ou pelo volante. Mais modernidade e segurança para os motoristas.

Sensor de estacionamento e câmera de ré: estes dois acessórios integrados servem para facilitar na hora de fazer aquela baliza que muitos ainda têm verdadeiro horror. Evita batidinhas e arranhões na lataria também.

Apoio de braço: para quem dirige por longos percursos, o apoio de braço traz mais conforto para os braços.

Banco de couro: beleza, higiene e praticidade. Os bancos de couro são realmente acessórios que valorizam os carros.

Volantes esportivos: podem ser de inox, cromados, aço ou couro. Servem para quem quer dar aquela incrementada no carro e deixá-lo ainda mais esportivo.

Piloto automático: cada vez mais comuns, este acessório traz muito conforto para o motorista nas estradas e ainda ajuda a reduzir o consumo de combustível. Serve para manter o carro na velocidade programada, sem que o condutor precise acelerar ou frear. Quando há necessidade de usar o freio, o piloto automático é desligado.

 

Se você gostou das nossas dicas, não deixe de ler outros posts no nosso site!

compartilhe:

Outras Dicas e notícias
sobre carros

Lista de calhas atualizada
Onde Comprar Produtos TGPoli
acompanhe nossas redes sociais
© TgPoli 2019. Todos os direitos reservados