5 itens automotivos que possuem prazo de validade

5 itens automotivos que possuem prazo de validade

Todo motorista realiza a troca dos pneus, do óleo do motor e da água do radiador de tempos em tempos. No entanto, poucos sabem que existem outras peças automotivas com prazo de validade, as quais não devem ser negligenciadas por uma questão de segurança.

Além de aumentar os riscos de acidentes, o vencimento de alguns itens pode elevar o gasto de combustível e até provocar danos funcionais ao veículo. Para evitar esses e outros prejuízos, é necessário estar sempre atento às datas. Veja, a seguir, quais peças automotivas possuem vida útil limitada:

1- Extintor de incêndio

Os extintores de incêndio automotivos têm prazo de validade de 5 anos. No entanto, caso ocorra a qualquer tempo a utilização parcial do produto, a aquisição de um novo extintor é obrigatória, já que o conteúdo químico não pode ser recarregado após a abertura.

 

2- Palheta do limpador de parabrisas

Responsáveis por remover a água da chuva e pequenos resíduos do parabrisas, as palhetas são itens essenciais para a visibilidade do motorista. A vida útil dessas peças é de aproximadamente um ano, no entanto, elas podem ser trocadas antes desse tempo caso apresentem rachaduras e desgastes que prejudiquem a limpeza do vidro. Fique atento!
 

3-Airbags

De acordo com as normas europeias, que estabelecem as diretrizes de qualidade e segurança para grande parte das montadoras de veículos, qualquer airbag tem validade máxima de 10 anos. Após esse período, esses itens de segurança devem ser revisados em uma concessionária especializada. Se o diagnóstico acusar qualquer falha, as bolsas infláveis devem ser substituídas.

Mas atenção: caso a luz do sistema de airbag se acenda no painel do veículo, esqueça o prazo de validade e contate imediatamente uma concessionária para fazer a revisão. Afinal, a luz acesa é um indicativo de falhas ou anomalias no sistema.

 

4-Estepes

Mesmo que os pneus de estepe nunca tenham sido utilizados, é necessário trocá-los a cada cinco anos. Isto porque a borracha e outros itens estruturais do pneu se degradam com o passar do tempo devido a fatores externos como umidade, raios solares, oscilações de temperatura e gases presentes na atmosfera. Desse modo, um estepe “novo” pode perder a elasticidade e ganhar uma superfície ressecada que aumenta os riscos de ruptura repentina.

 

5-Bateria

Determinar a vida útil das baterias automotivas não é algo simples. Enquanto algumas podem durar até 4 anos, outras não chegam a 2 anos, a depender da qualidade da peça e das manutenções elétricas já realizadas.

No entanto, se sua bateria está prestes a vencer é possível observar alguns sinais como: faróis com luzes fracas e partida pesada quando o motor está “frio” ou após ligar algum acessório eletrônico como vidros e central multimídia. Ao notar qualquer uma dessas anormalidades, entre em contato com um especialista para agendar uma revisão elétrica do veículo.

Para conferir mais artigos sobre o mundo automotivo, continue navegando pela sessão de notícias ou acesse os nossos acessórios automotivos e conheça todos os nossos produtos.

compartilhe:

Outras Dicas e notícias
sobre carros

Lista de calhas atualizada
Onde Comprar Produtos TGPoli
acompanhe nossas redes sociais
© TgPoli 2019. Todos os direitos reservados